Qual a quantidade de lipídios que devemos ingerir por dia?

Perguntado por: dsouza . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de gorduras totais na dieta deve ser inferior a 30% do valor energético total (VET). Desse total apenas 10% deve corresponder a gordura saturada e 1% a gordura trans.

A recomendação de lipídios para atletas da SBME (2009) é de 1,0 g/kg. No entanto, em nosso estudo, usamos como referência a recomendação de Kreider e colaboradores (2010) que é entre 0,5 e 1,0 g/kg, para redução de gordura corporal.

P₂ (peso final) = 115 g P₁ (peso inicial) = 112 g m₁ = 10 g 2º passo: aplicar na fórmula e calcular: % gordura = x 100 % gordura = x 100 % gordura = x 100 % gordura = 0,3 x 100 % gordura = 30 % Resultado: O chocolate possui 30% de lipídeos.

De acordo com a OMS,15 a ingestão de óleos e gorduras não deve ultrapassar duas porções diárias, o equivalente a 16mL/pessoa (uma colher de sopa cheia).

* Para quem pratica exercícios físicos, a recomendação é feita de acordo com o peso corporal (5 a 10 g por quilo do seu peso). Cada pessoa deve consumir de 20% a 35% de gordura considerando o valor calórico total da sua dieta diária.

Cada grama de gordura fornece 9kcal.

LDL abaixo de 130 mg/dl, sendo a taxa limítrofe entre 130 e 160 mg/dl e, a partir de então, de risco; HDL acima de 40 mg/dl, sendo aceitável entre 35 e 40 mg/dl e, menor que 35 mg/dl, de risco; triglicerídeos abaixo de 150 mg/dl, sendo limítrofe entre 150 e 200 mg/dl e, acima de 200 mg/dl, considerada de risco.

Uma dieta saudável deve ser composta por, no máximo, 30% de lipídios, sendo que apenas 10% desse total devem ser formados por gordura de origem animal (saturada).

80 gramas

Não poderíamos deixar de começar com o acompanhamento mais consumido do Brasil: o nosso querido arroz de cada dia. A quantidade de comida por pessoa a ser servida é de 80 gramas de arroz cru, o que seria equivalente a um quarto de uma xícara de chá.

Quanta comida é comida demais? O estômago suporta um conteúdo médio de 900 mL, mas sua estrutura é elástica, e ele aumenta à medida que recebe quantidades maiores de alimento. Ele chega a uma quantidade de 1.500 mL com muita facilidade.

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

Os óleos são mais indicados para o consumo, porém os alimentos como carne e leites fazem bem para a saúde se consumidos com moderação. Os cerídeos são lipídios simples e formados por ácidos graxos. Contam com as ceras (de ouvido, que protegem o aparelho auricular de doenças e microorganismos) e o favo das abelhas.

As gorduras saturadas tendem a ser sólidas em temperatura ambiente, e estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e o entupimento de artérias. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças.

O aumento deste tipo de gordura pode levar a coronariopatia, hipertensão, diabetes leve do tipo II, níveis mais altos de ácido úrico e chegar a desenvolver a Síndrome Metabólica. Portanto a atenção à alimentação é uma das maneiras mais eficientes de reduzir e até mesmo normalizar seus níveis.