Quais são os sintomas de bactéria no sangue?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Alguns pacientes são assintomáticos ou têm somente febre baixa. O desenvolvimento de sintomas como taquicardia, calafrios, febre persistente, alteração no sensório, hipotensão e sintomas gastrintestinal (dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia) sugere sepsia ou choque séptico.

O principal exame realizado para identificar microrganismos na corrente sanguínea é a hemocultura, que normalmente é feita durante o internamento hospitalar e que consiste na coleta de sangue por um profissional capacitado, podendo haver a identificação de bactérias ou fungos na corrente sanguínea.

Como a bactéria entra no sangue?

  1. Abcesso dentário (acúmulo de pus na região por causa da uma infecção);
  2. Uso de instrumentos cirúrgicos e agulhas já contaminados em uma cirurgia;
  3. Infecção renal;
  4. Pneumonia;
  5. Úlceras abertas na pele ou outros tipos de feridas;
  6. Infecção do trato urinário.

O tratamento da sepse inclui antibióticos, medicamentos para garantir o aumento da pressão arterial e até mesmo cirurgia, caso seja necessário retirar alguma fonte de infecção. O tratamento da sepse, geralmente, é realizado em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Os mais comuns são: febre alta ou hipotermia, calafrios, baixa produção de urina, respiração acelerada dificuldade para respirar, ritmo cardíaco acelerado, agitação e confusão mental. Outros sinais possíveis da síndrome são o aumento na contagem dos leucócitos e a queda no número de plaquetas.

A bacteremia pode causar infecções metastáticas, incluindo endocardite, especialmente nos pacientes com anormalidades valvares cardíacas. A bacteremia transitória é, muitas vezes, assintomática, mas pode causar febre.

Qual exame de sangue detecta infecção? Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Staphylococcus Aureus resistente à meticilina ou MRSA
Este tipo de bactéria multirresistente pode contaminar a corrente sanguínea, causar infecções de pele e nos tecidos moles, pneumonia hospitalar e, por vezes, pneumonia necrosante rápida e fatal2.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.

Bactérias sobrevivem até 48 horas.

O Elixir 914 Simões é um medicamento fitoterápico indicado como depurativo, e também possui ação expectorante e tônica. O produto contém um conjunto de extratos da flora brasileira, com diversas ações positivas no organismo.

É uma doença complexa e potencialmente grave que, quando não tratada rapidamente, pode levar ao choque séptico, onde há queda drástica da pressão arterial e aumento do lactato no sangue, podendo levar à falência múltipla de órgãos e inclusive à morte.

A sepse é a maior causa de morte nas UTIs, chegando a 65% dos casos, no Brasil. Entenda como essa doença se desenvolve e quais as formas de prevenção e diagnóstico.

Temperatura abaixo de 36 °C (hipotermia). Fraqueza extrema. Vômitos. Diminuição da quantidade de urina.

Um dos primeiros sinais de processo infeccioso bacteriano é a febre persistente que faz com que o médico procure identificar o foco infeccioso. O hemograma cursa com leucocitose, neutrofilia, linfopenia, eosinopenia e presença de desvio à esquerda e granulócitos imaturos.