Como as bactérias se alimentam?

Perguntado por: usales . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 14 votos

A grande maioria das bactérias é heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento e se nutrem de substâncias produzidas por outros seres vivos.

A quimiossíntese é como a fotossíntese, mas não há utilização da luz solar. A bactéria pega energia de um composto inorgânico, com o objetivo de formar de glicose e colocar na respiração celular para formar ATP.

As bactérias, por sua enorme distribuição e pelo tempo de vivência em nosso planeta, apresentam diversas formas de nutrição, advindas da evolução de sua espécie. Dessa maneira, elas podem ser classificadas como: Autótrofas, as que produzem seu próprio alimento.

- Bactérias autotróficas - produzem o próprio alimento. As bactérias heterotróficas se alimentam de matéria orgânica oriundas de outros organismos e dependendo do estado disponível dessa matéria orgânica, as bactérias podem ser classificadas em decompositoras ou parasitas.

Entre os tipos fundamentais, podemos citar:

  • Bacilos: Bactérias com formato de um pequeno bastão.
  • Cocos: Bactérias de formato esférico.
  • Espirilos: Bactérias em forma de sacarrolha.

Fonte de energia: fototróficos (luz como fonte de energia) e quimiotróficos (dependem de reações de oxidação-redução de compostos orgânicos ou inorgânicos). Fonte de carbono: autotróficos (nutrição própria, usam dióxido de carbono CO2) ou heterotróficos (nutrição depende de outros, precisam de fonte orgânica).

A absorção de nutrientes para a realização do metabolismo só ocorre porque há fatores de crescimento (ambientais) que influenciam no desenvolvimento da bactéria. Alguns exemplos desses fatores são: luz, temperatura, pH, oxigênio e pressão osmótica.

Quando um ser vivo morre, bactérias conhecidas como saprobióticas, ou decompositoras, causam o seu apodrecimento natural. É por meio da decomposição que as bactérias reciclam substâncias vitais para que essas possam ser utilizadas pelos organismos vivos. Esse fenômeno é conhecido como ciclagem de nutrientes.

39 trilhões a 30 trilhões
Segundo o cientista, o erro cometido por Luckey tinha sido justamente o de superestimar a população de micróbios que habita o cólon (segmento final do intestino), justamente a parte do corpo que mais abriga micro-organismos.

Assim, nas bactérias clorofiladas a captação da energia solar é realizada através das bacterioclorofilas, que possuem as mesmas funções das clorofilas nas plantas. Esses pigmentos são responsáveis pela fotossíntese anoxigênica, que promovem a absorção da energia luminosa.

As bactérias autotróficas classificam-se em quimiossintetizantes (retiram energia de compostos inorgânicos do ambiente) e fotossintetizantes (usam a energia da luz). Quanto à necessidade de gás oxigênio nos processos de obtenção de energia a partir de compostos orgânicos, as bactérias podem ser aeróbias ou anaeróbias.

Bactérias Fotoautotróficas: são as bactérias capazes de produzir o próprio alimento pela fotossíntese, usando o gás carbônico (fonte de carbono) e a luz (fonte de energia). As cianobactérias pertencem a esse grupo.

Autotrófico: Organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias. Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.

Quanto à forma das células, as bactérias podem ser classificadas em:

  • Cocos: forma esférica. Geralmente encontrados na forma de agregados, como estreptococos, estafilococos etc;
  • Bacilos: forma de bastonete. ...
  • Vibrião: forma de vírgula. ...
  • Espiral: forma de espiral.