Como curar a endometriose de forma natural?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Uma boa alimentação pode ser uma aliada para endometriose tratamento natural. Lógico que não é só começar a fazer exercícios e pronto. A alimentação adequada também deve ser uma grande aliada, não só para a manutenção da prática de exercícios, mas também para atuar de forma preventiva no caso da doença.

O tratamento habitualmente envolve a interrupção do ciclo menstrual. Para isso, são usadas pílulas anticoncepcionais de modo contínuo, ou seja, sem pausas para menstruar. Também podem ser usados progestagênios isolados, hormônios injetáveis , implantes ou DIU que libera progesterona.

Um método alternativo de tratamento da endometriose é a fitoterapia. O uso de alcaçuz na endometriose é citado em diversos estudos por sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória nas células endometrióticas.

Assim que é diagnosticada, a endometriose pode ser tratada basicamente por dois métodos: medicamentos ou cirurgia.

Ainda sobre a alimentação, as nutricionistas Dolores Milaré e Maria da Conceição Damasceno apontam que a ingestão de alimentos industrializados, frituras, carboidratos refinados e açúcar devem ser excluídos da rotina da mulher com endometriose.

No início do ciclo, por exemplo, o chá de camomila ajuda na limpeza uterina. Já o chá de anis possui efeito analgésico, ou seja, ideal para quem sofre com terríveis cólicas. A cúrcuma é uma opção para quem tem endometriose e também cólicas mais fortes pois tem ação anti-inflamatória.

As medicações servem ao controle dos sintomas. Durante os episódios de dor, os anti-inflamatórios (piroxicam e ácido mefenâmico, por exemplo) parecem ser as medicações mais eficazes. O uso deve ser feito apenas com orientação médica.

Endometriose em estado avançado pode causar, por exemplo, uma hidronefrose, que é a obstrução das vias que ligam o rim à bexiga. Outro problema causado pela endometriose é o aumento no risco de infertilidade. A infertilidade, na realidade, não é culpa apenas da endometriose.

O que mais causa inflamação crônica além da endometriose? Um estilo de vida inflamatório, como fumar, beber, dormir pouco, não se exercitar e ter uma dieta rica em alimentos inflamatórios pode contribuir para o desenvolvimento de processos inflamatórios crônicos.

Além de que a vitamina D exerce expressão genética em mais de 900 genes e possui função anti-inflamatória, o que é muito importante na endometriose!