Quem tem endometriose engorda mais?

Perguntado por: emagalhaes2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Como você pode ver, não há comprovação científica de que a endometriose engorda.

Quando se acredita que endometriose engorda, a causa, muitas vezes, pode estar relacionada a alterações hormonais. Isso porque um dos principais fatores que desencadeiam a doença é o desequilíbrio nas dosagens de hormônios como o estrogênio, essencial para a regulação do ciclo menstrual.

Há doenças que podem provocar o processo de ganho involuntário de peso, dependendo da forma como afetam o organismo feminino e a sua intensidade. Por ter como uma de suas principais características as alterações hormonais, a endometriose é frequentemente relacionada a esse fator.

Paralelamente, também é indicado buscar o acompanhamento de um nutricionista para descobrir a melhor maneira de perder o peso adquirido com a endometriose. Algumas atitudes que podem ajudar nesse processo são a alimentação balanceada, com foco em fibras e vitaminas, e a realização de exercícios físicos.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

Não há estudos ou evidências que relacionem o aumento de peso ou a obesidade com a endometriose em si. No entanto, outros problemas podem ser causados pela doença. É o caso de alterações no ritmo intestinal, por exemplo: é muito comum a mulher com endometriose ter prisão de ventre ou diarreia devido à doença.

Atividade física. A atividade física pode e deve ser praticada por mulheres que apresentam endometriose, pois a liberação da endorfina durante o exercício também reduz a sensação de dor e desconforto e os exercícios tem uma característica anti-inflamatória intrínseca.

Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Endometriose em estado avançado pode causar, por exemplo, uma hidronefrose, que é a obstrução das vias que ligam o rim à bexiga. Outro problema causado pela endometriose é o aumento no risco de infertilidade. A infertilidade, na realidade, não é culpa apenas da endometriose.

Constipação, incapacidade de esvaziar o intestino, náusea ou quantidades excessivas de gases são os sintomas relacionados à essa doença. A endometriose também pode ser um indicativo quando a mulher está com dificuldades de engravidar.

Pedalar e nadar
O pedal e a natação também são ótimas alternativas para melhorar a endometriose. Isso porque elas são atividades aeróbicas que trabalham os músculos cardíacos, aumentando os níveis de endorfina. Também pode auxiliar na perda de peso, além de fortalecer os músculos do corpo.

Para as mulheres com endometriose, a caminhada pode ajudar a manter o corpo ativo e na produção de substâncias analgésicas. Estabelecer médias diárias é o primeiro passo para a adoção desse hábito. Exigindo mais esforço físico que a caminhada, a corrida é benéfica para diversos sistemas do organismo.