Porque não pode lavar a carne de frango?

Perguntado por: varruda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Lavar frango com água aumenta a proliferação de bactérias, que podem causar doenças como intoxicação alimentar. O biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, detalha em sua participação no programa: “As bactérias adoram água.

Assim, o risco de contaminação cruzada das bactérias oriundas da lavagem frango cru é alto — explica a nutricionista, fundadora da QualiPlus Consultoria Alimentar. As bactérias mais comuns são a escherichia coli (coliformes fecais) e a salmonela, que também está presente em outros alimentos, como ovos.

Não pode lavar carne também! Isso inclui qualquer tipo: aves, carne vermelha, porco ou peixe. Os motivos são os mesmos: maior chances de contaminação e proliferação das bactérias. Para evitar infecções, o ideal é se atentar ao cozimento dos alimentos, principalmente das aves e porcos.

1) Minimize a distância entre a torneira e a carne de frango. 2) Abra a torneira aos poucos, para evitar que um jato de água espalhe água pela cozinha ao atingir a carne. 3) Lave o frango por pouco tempo. 4) Higienize sua cozinha depois de lavar o frango na torneira.

Higienizar frango com vinagre ou limão também não são técnicas que funcionam. Escaldar a carne também não é necessário.

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor. Além disso, o líquido irá dissolver o sal, fazendo o tempero se espalhar melhor, e também irá ajudar a 'pururucar' a pele do frango, deixando-a bem crocante.”

A gente sabe que o peito de frango cru solta uma espécie de “gosma” nada agradável quando é retirado da embalagem. Contudo, o ideal é colocá-lo diretamente na frigideira se você quer que as bactérias sejam destruídas. Isso porque um estudo recente analisou pessoas que lavavam o frango antes de cozinhá-lo.

Higienizar a carne com água parece um hábito higiênico, mas oferece riscos à saúde. Saiba por que abaixo: Lavar frango com água aumenta a proliferação de bactérias, que podem causar doenças como intoxicação alimentar. O biomédico Roberto Figueiredo, o Dr.

Se você tinha o costume de lavar os filés e peito de frango, por exemplo, antes de prepará-los, saiba que isso não é necessário — e, por vezes, pode ser até perigoso. Isso porque a carne crua pode conter algumas bactérias que podem se espalhar pela pia e pelos utensílios ao redor no momento em que você for lavá-la.

Consiste em submergir o frango em água fervente durante certo período de tempo. A água pode chegar a até 96°C para sua pasteurização e, dessa forma, remover qualquer agente microbiano.

Alimentos como frangos não devem ser lavados quando estão crus, pois os microorganismos presentes podem se espalhar pela pia, contaminando utensílios e outros alimentos que estiverem por perto; Ao final do preparo, sempre lave e desinfete todos os utensílios e equipamentos de cozinha utilizados.

A carne de frango crua perde o cheiro e o sabor fortes característicos se você lavar os pedaços com vinagre. Deixe a carne molhada com vinagre descansando um pouco e depois lave em água corrente.

"Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha", diz o órgão.

DICA EXTRA: para quem sempre quis aprender como fazer pescoço de frango, o escaldado é muito recomendado. Isso porque você elimina basicamente toda aquela oleosidade e cheiro forte da carne, deixando o preparo ainda mais convidativo!

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

Limpa tudo diretinho. Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.