Quem tem rosácea pode usar perfume?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Para limitar os sinais de rosácea (sugestões de calor, dilatação de vasos sanguíneos, vermelhidão) opte por cosméticos sem perfume, sem álcool (o chamado ÁLCOOL DENAT na fórmula) e produtos não comedogénicos.

Quem tem essa inflamação crônica deve evitar uso de cosméticos com ácido retinóico. “Eles darão maior vasodilatação e piorar o rubor da rosácea”, conta.

A rosácea é uma condição crônica da pele cuja causa exata ainda é desconhecida. No entanto, existem diversos fatores que podem desencadear ou agravar os sintomas da rosácea, como exposição ao sol, alimentos picantes, bebidas alcoólicas, variações de temperatura, estresse emocional e certos medicamentos.

A pele do paciente com rosácea é extremamente sensível a produtos químicos e físicos como sabões, higienizadores alcoólicos, adstringentes, abrasivos e peelings. Os agentes antimicrobianos apresentam-se efetivos no tratamento.

4. Protetor Solar Dermage Photoage Mineral Fluido. Um filtro solar aliado de quem tem rosácea, o Photoage Mineral é um protetor completo. Com FPS50, FPUVA 19 e barreira de cor, ele protege contra os raios UVA, UVB, luz azul e luz visível.

O tratamento para rosácea mais comum é feito com produtos de uso tópico, sob orientação médica. O objetivo é diminuir a inflamação e vermelhidão do paciente. Nos tipos de rosácea pápula pustulosa, ocular e fimatosa, o uso de antibióticos se faz necessário.

Para acalmar a vermelhidão devido a rosácea e reduzir os sinais visíveis, adote uma rotina de cuidados da pele que combina limpeza, hidratação e a aplicação de um ou mais produtos especificamente adaptados à pele com tendência à vermelhidão.

Existem diversas causas para a rosácea, e alterações hormonais, como as que acontecem na gravidez, podem desencadear a inflamação na pele. Exposição excessiva ao sol é um fator de risco para a rosácea e para outras condições que afetam a pele.

A causa da rosácea é desconhecida. Pensa-se que poderão estar envolvidos vários fatores, tais como: a exposição à radiação ultravioleta, anomalias no sistema imunológico, hiper-reactividade vascular e uma reação inflamatória exagerada a microrganismos.

A maioria dos pacientes apresenta pele sensível devendo evitar o uso de retinóicos, vitamina C, sabonetes abrasivos e cosméticos à base de álcool.

Sim, pode.

Limpeza: para lavar o rosto, dermatologistas recomendam o uso de um sabonete próprio para peles sensíveis, o qual contém ativos anti-inflamatórios e calmantes. O ideal é fazer movimentos leves, enxaguar com água fria e secar com uma toalha de microfibra sem pressionar muito a pele.

Mas eles não são os únicos: para montar uma dieta bem completa, também é indicado consumir muitos vegetais frescos, proteínas, alimentos com baixo teor de açúcar e grãos - como aveia, cevada, arroz branco, granola, tapioca e pão de trigo germinado.

“É importante ressaltar que alimentos quentes, gordurosos e muito ácidos também devem ter seu uso restrito, além de açúcares e carboidratos refinados (inclusive grãos)”, ensina Cesar. As frutas cítricas também estão proibidas.

Alguns antibióticos em comprimidos possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam no controle da inflamação, podendo ser usados nos casos de rosácea pápulo-pustulosa. Os mais comuns são tetraciclina, minociclina, azitromicina, claritromicina e eritromicina.