Como saber se é rosácea ou alergia?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

De qualquer forma, para um diagnóstico exato entre rosácea ou alergia, é indispensável a consulta com um médico alergista. O profissional vai avaliar histórico clínico, hábitos, perfil do paciente e realizar os testes e exames necessários para detectar o problema em específico e a melhor abordagem para o tratamento.

Rosácea: atinge só as bochechas. Alergia: pode atingir o rosto todo. Rosácea: dá para ver os vasinhos no rosto. Alergia: pele fica com uma placa vermelha.

A rosácea e uma doença inflamatória crônica, recidivaste (recorrente), que afeta frequentemente a pele e mais raramente os olhos. Ela possui vários tipos, cada um de acordo com os sintomas do pacientes. Uma destas formas é muito confundida com o quadro de acne, as chamadas “espinhas”.

A rosácea é uma doença que afeta a pele principalmente da região centrofacial. Caracteriza-se por uma pele sensível, geralmente mais seca, que começa a ficar eritematosa (vermelha) facilmente e se irrita com ácidos e produtos dermatológicos, no geral.

O meio mais comum de detectar a rosácea é por meio de um exame clinico, realizado no consultório do dermatologista. Além do exame físico feito na clínica, o médico faz perguntas ao paciente para saber sobre seu histórico médico e poder indicar o tratamento mais adequado ao seu estilo de vida e à gravidade do problema.

Medicamentos tópicos próprios que se aplicam à pele uma ou duas vezes por dia podem ajudar a reduzir a inflamação e a vermelhidão. Entre os mais comuns estão a tretinoína, peróxido de benzoíla, ácido azeláico, ivermectina, brimonidina ou antibióticos, como o metronidazol ou doxiciclina.

Nos tipos de rosácea pápula pustulosa, ocular e fimatosa, o uso de antibióticos se faz necessário.

Tratamento de rosácea
O tratamento é voltado ao controle dos sintomas, pois não há cura para rosácea. Os antibióticos que são aplicados na pele, como metronidazol, peróxido de benzoíla, clindamicina, minociclina e eritromicina, bem como ácido azelaico em creme, podem ser eficazes para a rosácea inflamatória.

"A rosácea é uma doença que tem muita interferência emocional, assim como a maioria das doenças de pele. Isso porque a pele tem resposta neuronal, a gente tem muitas terminações nervosas na pele. Muito do que a gente está sentindo é refletido na pele. E a rosácea é um desses exemplos".

Estresse pode agravar sintomas da rosácea
Alguns fatores são capazes de piorar a rosácea e devem ser evitados. A médica cita o estresse, a ansiedade, extremos de temperaturas, a ingestão de alimentos muito temperados ou apimentados e o consumo de bebidas alcoólicas e de cafeína como exemplos.

E para ajudar a não passar por esse desconforto, separei algumas dicas:

  1. Limpe bem a pele. ...
  2. Use Hidratante. ...
  3. Evite exposições exageradas ao sol. ...
  4. Nunca use produtos abrasivos. ...
  5. Atenção às atividades físicas.