Quantos tipos de rosácea existe?

Perguntado por: tsalgueiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os sintomas da rosácea na pele costumam ser bem fáceis de perceber: vermelhidão no rosto, vasos sanguíneos dilatados, sensação de queimação e formigamento em áreas como bochechas, nariz, orelhas e até olhos. Existem 4 tipos da doença e são os níveis de rubor e sensibilidade que caracterizam cada um deles.

Nos tipos de rosácea pápula pustulosa, ocular e fimatosa, o uso de antibióticos se faz necessário.

A rosácea e uma doença inflamatória crônica, recidivaste (recorrente), que afeta frequentemente a pele e mais raramente os olhos. Ela possui vários tipos, cada um de acordo com os sintomas do pacientes. Uma destas formas é muito confundida com o quadro de acne, as chamadas “espinhas”.

A causa da rosácea é desconhecida, mas algumas pessoas podem ter propensão para desenvolver esse distúrbio. Alimentos muito condimentados, álcool e bebidas quentes podem desencadear exacerbações.

Evite temperaturas extremas: procure tomar banhos mornos e lavar o rosto com água fria. Evite também ingerir alimentos e bebidas inflamatórias, como o álcool em excesso, por exemplo. Prefira por produtos calmantes para cuidar da sua pele, lave sempre o rosto e use hidratantes específicos para o seu tipo de pele.

Gel para Pele com Rosácea Galderma Rozex 7,5mg/g com 30g

  • Galderma.
  • 30g Gel.
  • METRONIDAZOL.

Em 50% dos casos, pode surgir uma lesão nos olhos denominada rosácea ocular, com sintomas semelhantes aos da conjuntivite e danos na córnea. Nas formas mais graves, a pele fica mais espessa e aparecem nódulos inflamatórios que aumentam o tamanho do nariz, deixando-o com aspecto disforme e bulboso.

Conclusão: O tratamento com minociclina 100 mg, uma vez por dia, revelou-se ligeiramente mais eficaz do que a doxiciclina 40 mg, uma vez por dia, para a rosácea papulopustular.

"A rosácea é uma doença que tem muita interferência emocional, assim como a maioria das doenças de pele. Isso porque a pele tem resposta neuronal, a gente tem muitas terminações nervosas na pele. Muito do que a gente está sentindo é refletido na pele. E a rosácea é um desses exemplos".

Rosácea ocular
Acomete a região dos olhos, mais especificamente próximo aos cílios, gerando descamação e vermelhidão. Se não tratado pode evoluir e interferir na visão do paciente.

Uma das principais diferenças em relação à dermatite atópica é que a rosácea aparece a nível facial e inclui vermelhidão na zona central do rosto, protuberâncias vermelhas e avultadas acompanhadas de pequenas espinhas, espessamento do nariz e problemas oculares (olho seco, irritação, inchaço, etc.)

Alguns antibióticos em comprimidos possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam no controle da inflamação, podendo ser usados nos casos de rosácea pápulo-pustulosa. Os mais comuns são tetraciclina, minociclina, azitromicina, claritromicina e eritromicina.

Diagnóstico da rosácea
O meio mais comum de detectar a rosácea é por meio de um exame clinico, realizado no consultório do dermatologista.

Os primeiros sinais da condição incluem: - Vermelhidão (rubor) que vem e vai no nariz, bochechas, testa e queixo; - Sensação de queimação ou ardência ao usar água ou produtos para a pele. À medida que a rosácea piora, segundo o NHS, as bochechas, nariz e testa dos pacientes ficam vermelhos o tempo todo.