Como é a mancha de rosácea?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Pequenas lesões semelhantes à acne, com ou sem pus, na face (pápulas e pústulas) Aumento do tamanho e da espessura do nariz (rinofima) Sensação de calor, ardor, coceira ou pinicação na pele. Pele mais seca, sensível ou irritada.

A rosácea é uma doença que afeta a pele principalmente da região centrofacial. Caracteriza-se por uma pele sensível, geralmente mais seca, que começa a ficar eritematosa (vermelha) facilmente e se irrita com ácidos e produtos dermatológicos, no geral.

O melasma não tem cura, mas tem controle e vários tipos de tratamentos. Já a rosácea não tem uma causa definida e costuma dar em pessoas com pele clara de diferentes maneiras: vermelhidão, bolinhas vermelhas e pústulas. Frio e calor em excesso, vento, café, álcool e banho quente podem agravar o problema.

A rosácea e uma doença inflamatória crônica, recidivaste (recorrente), que afeta frequentemente a pele e mais raramente os olhos. Ela possui vários tipos, cada um de acordo com os sintomas do pacientes. Uma destas formas é muito confundida com o quadro de acne, as chamadas “espinhas”.

Uma das principais diferenças em relação à dermatite atópica é que a rosácea aparece a nível facial e inclui vermelhidão na zona central do rosto, protuberâncias vermelhas e avultadas acompanhadas de pequenas espinhas, espessamento do nariz e problemas oculares (olho seco, irritação, inchaço, etc.)

Gel para Pele com Rosácea Galderma Rozex 7,5mg/g com 30g

  • Galderma.
  • 30g Gel.
  • METRONIDAZOL.

Nos tipos de rosácea pápula pustulosa, ocular e fimatosa, o uso de antibióticos se faz necessário. São medicamentos a serem utilizados até que o médico dermatologista identifique o controle da doença. O tratamento pode ter duração de 3 a 6 meses, a depender de cada caso.

O tratamento da rosácea pode variar de acordo com o tipo e a gravidade dos sintomas. Os dermatologistas podem prescrever cremes ou géis tópicos contendo ingredientes como metronidazol, ácido azelaico ou ivermectina para reduzir a vermelhidão e a inflamação.

Para quem tem rosácea, seguir a lógica de quanto maior o FPS do filtro solar, melhor a proteção, pode não dar certo e acarretar irritação na pele. De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, o mais indicado é usar os filtros com FPS 30 ao invés dos protetores com FPS 70.

Surge com mais frequência nas mulheres do que nos homens – e é muito rara em crianças. Existem, no entanto, diversos tipos, consoante o nível de gravidade: Grau 1 – Rosácea eritemato-telangiectásica: caracterizada por vasos sanguíneos salientes e vermelhidão, sendo a mais frequente.

"A rosácea é uma doença que tem muita interferência emocional, assim como a maioria das doenças de pele. Isso porque a pele tem resposta neuronal, a gente tem muitas terminações nervosas na pele. Muito do que a gente está sentindo é refletido na pele. E a rosácea é um desses exemplos".