Quantas pessoas morreram por Salmonella?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os agentes responsáveis pela maioria das mortes são a bactéria salmonella (52 mil mortes), a bactéria E. coli (37 mil mortes) – a Escherichia Coli, que habita normalmente o intestino humano e o de alguns animais – e o norovírus (35 mil mortes).

Os sintomas desaparecem normalmente entre 2 e 5 dias após ingestão do alimento contaminado mas alguns indivíduos continuam portadores assintomáticos da bactéria ao fim de 3 meses. A taxa de mortalidade nos indivíduos infectados é de 1%.

Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Aproximadamente 2.500 sorotipos foram identificados, sendo a maioria das infecções humanas causadas por dois sorotipos de Salmonella: Typhimurium e Enteritidis.

Intoxicação alimentar provoca cerca de 600 mil mortes por ano no Brasil.

O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.

O médico explica que a Salmonella typhimurium e a Salmonella enteritidis são os tipos mais patogênicos, ou seja, causam mais riscos à saúde. Entretanto, não são as únicas nocivas aos humanos.

O nome do perigo é salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha.

A vacina contra Salmonella pode ser utilizada com a intenção de controlar a doença clínica ou para reduzir a excreção da bactéria em animais infectados sub-clinicamente. Os estudos mostram que, em geral, a vacinação é eficiente para o controle de surtos clínicos associados aos sorotipos mais patogênicos, S.

O uso de vacinas contra as bactérias do gênero Salmonella tem como objetivo: Impedir a aderência no intestino, À multiplicação e excreção pelo organismo de aves infectadas, Assim como reduzir a colonização em órgãos.

Na maioria dos casos manifesta-se por diarreia, dores abdominais e febre que se desenvolvem 12 a 72 horas após a infeção. A doença dura entre quatro a sete dias e a maioria das pessoas recupera sem necessitar de qualquer tratamento. Em algumas situações, a infeção pode ser grave obrigando a hospitalização.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Para diagnosticar uma infecção por Salmonella, os médicos obtêm uma amostra de fezes, pus ou sangue ou usam um cotonete para obter amostra do reto. A amostra é enviada a um laboratório, onde a bactéria, se presente, pode ser cultivada. Identificar a bactéria em uma amostra confirma o diagnóstico.