Como saber se o frango está contaminado?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Geralmente, a cor também muda e tende a ficar mais acinzentada ou esverdeada. Além disso, o cheiro fica mais forte e a consistência fica mais pegajosa.

Quando o frango está fresco, ele possui uma cor rosada e carnosa. Quando ele começa a apodrecer, sua coloração começa a ficar cinzenta. Se a cor do frango começar a ficar opaca, você deve usá-lo o mais rapidamente possível antes que ele estrague. Quando ele parecer mais cinza que rosado, é sinal que já é tarde demais.

Consiste em submergir o frango em água fervente durante certo período de tempo. A água pode chegar a até 96°C para sua pasteurização e, dessa forma, remover qualquer agente microbiano.

A solução para se livrar dessas “convidadas indesejadas” é, nada mais, nada menos, do que cozinhar a carne, pois as bactérias morrem em altas temperaturas.

A gente sabe que o peito de frango cru solta uma espécie de “gosma” nada agradável quando é retirado da embalagem. Contudo, o ideal é colocá-lo diretamente na frigideira se você quer que as bactérias sejam destruídas. Isso porque um estudo recente analisou pessoas que lavavam o frango antes de cozinhá-lo.

Higienizar frango com vinagre ou limão também não são técnicas que funcionam. Escaldar a carne também não é necessário.

Alimentos como frangos não devem ser lavados quando estão crus, pois os microorganismos presentes podem se espalhar pela pia, contaminando utensílios e outros alimentos que estiverem por perto; Ao final do preparo, sempre lave e desinfete todos os utensílios e equipamentos de cozinha utilizados.

Na cozinha, o pecado por excesso pode ser tão prejudicial como por omissão. Ao tentar higienizar os alimentos antes de cozinhá-los, algumas práticas podem acabar aumentando os riscos de infecção. É o caso do frango, cujas bactérias podem contaminar outros objetos da cozinha durante o preparo.

1) Minimize a distância entre a torneira e a carne de frango. 2) Abra a torneira aos poucos, para evitar que um jato de água espalhe água pela cozinha ao atingir a carne. 3) Lave o frango por pouco tempo. 4) Higienize sua cozinha depois de lavar o frango na torneira.

A contaminação no frango
Como a salmonela reside no intestino das aves e é excretada nas fezes, a movimentação das galinhas pode fazer com que a bactéria se aloje facilmente em diversas partes da ave, como os pés, a pele e as penas.