Qual é a cor da menstruação de quem tem endometriose?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

No período intermediário, por sua vez, o tom deve ser mais avermelhado. Em portadoras de endometriose quando associado a adenomiose, porém, o volume de sangramento tende a ser significativamente mais intenso, que ultrapassa a variação considerada normal (entre 30 e 80 ml por ciclo).

Endometriose ovariana
Neste caso, a doença acomete o ovário de forma superficial, podendo criar endometriomas maiores de 2 cm, que apresentam uma cor escurecida, de sangue antigo e espesso.

O sangue deve ter aspecto líquido e o coágulo deve ser mínimo ou inexistente. De maneira geral, a menstruação com coágulos na endometriose representa uma maior quantidade de tecido endometrial descamado sendo liberado.

Sua duração pode variar de 2 a 7 dias, assim como o ciclo completo pode durar de 21 a 34 dias. Quando essas características oscilam muito é preciso procurar um ginecologista para investigar uma possível patologia.

– Além de vermelho-vivo, ele deve ser uniforme. Não pode ter coágulos e nem ter outra cor: do início ao fim, a menstruação deve apresentar a mesma tonalidade.

O ultrassom transvaginal e endovaginal são nomes para o mesmo exame. O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero. O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal.

A endometriose pode ainda tornar o sangramento menstrual irregular. No entanto, há outros problemas de saúde que podem aumentar o fluxo, como miomas, pólipos uterinos e má-formação do útero.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

Embora possa parecer assustador perceber coágulos na menstruação, na maioria das vezes eles são perfeitamente normais. Apesar disso, há sim condições mais raras nas quais a presença de coágulos de sangue pode indicar algo mais grave.

Endometriose profunda
É a forma mais severa de endometriose e, por consequência, a que promove maior grau de infertilidade feminina. Nestes tipos de endometriose, o tecido endometrial invadiu os órgãos dentro ou fora de sua cavidade pélvica. Isso pode incluir seus ovários, reto, bexiga e intestinos.

Embora algumas pacientes não apresentam sintomas, exceto em certos momentos de seus ciclos (menstruação e ovulação), outras são debilitados pela dor todos os dias do mês.

Embora muitos casos sejam assintomáticos, a mulher pode suspeitar da doença se tem casos no histórico familiar, dificuldades para engravidar e sintomas mais sérios, como cólicas, dores pélvicas, ao urinar, ao evacuar ou durante relações sexuais, alterações intestinais e urinárias.

O sangramento que se mistura com o fluído fértil cervical pode aparentar ser vermelho claro ou rosa para algumas pessoas. Sangramento rosa e aguado que aconteça irregularmente (sem um padrão e não relacionado ao seu ciclo menstrual) pode ser um sinal de câncer cervical e deve ser examinado por seu(ua) médico(a) (6).