Por que os lipídios não se dissolvem em água?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 7 votos

São insolúveis em água porque suas moléculas são apolares, ou seja, não têm carga elétrica e por esse motivo não possuem afinidade pelas moléculas polares da água.

Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras. Eles não são solúveis em água, mas se dissolvem em solventes orgânicos, como a benzina e o éter.

Em termos de solubilidade, os lipídios tendem a se dissolver melhor em solventes apolares, como éteres e benzinas. Isso acontece porque as cadeias carbônicas têm afinidade por esse tipo de solvente.

A principal característica dos lipídios é sua insolubilidade em água. Como são compostos apolares, a água, sendo polar, não exerce influência na sua estrutura. Por outro lado, são solúveis em solventes orgânicos como álcoois, éteres e cetonas.

Resposta. O processo de solubilização dos lipídios ocorre quando os lipídios são misturados com uma substância que é capaz de dissolvê-los, como um solvente orgânico como o álcool ou o éter.

Os carboidratos, os lipídios e outras moléculas armazenadoras de energia são quebradas pela célula e consumidas na forma de ATP a partir de ADP (Adenosina Difosfato) e Pi (Fósforo inorgânico).

Os lipídios simples são compostos que por hidrólise total dão origem so- mente a ácidos graxos e álcoois.

Os lipídios são uma classe bastante complexa de biomoléculas, que se caracterizam por sua solubilidade em solventes orgânicos apolares. São en- contrados em tecidos de animais e vegetais.

Existem, porém, dois fatores que alteram sua solubilidade: a pressão e a temperatura . A influência da pressão sobre um líquido pode ser enunciada pela Lei de Henry: “Em temperatura constante, a solubilidade de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial do gás acima do líquido.”

Fatores que Influenciam a Solubilidade

  • Relação entre a quantidade de soluto e de solvente.
  • Temperatura.
  • Concentração Comum.
  • Concentração em Quantidade de Matéria (Cn)
  • Título (T)
  • Densidade da Solução (d)

As gorduras e óleos, sendo compostos com cadeias carbônicas longas e, por isso de natureza apolar, são insolúveis em água e solúveis em solventes apolares.

Biomoléculas polares não carregadas se dissolvem prontamente na água devido ao efeito estabilizante de muitas pontes de hidrogênio. Substâncias pouco polares e não polares apresentam baixa solubilidade em água, ou seja, são pouco solúveis ou insolúveis em água.