Como avaliar a hidratação do paciente?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

O estado de hidratação do paciente é avaliado tendo-se em conta os seguintes parâmetros de alteração:

  1. Abrupta do peso;
  2. Da pele quanto à umidade, à elasticidade e ao turgor;
  3. Das mucosas quanto à umidade;
  4. Alterações oculares;
  5. Estado geral;
  6. Fontanelas (no caso de crianças).

O diagnóstico acontece através da avaliação clínica e da realização de exames de sangue, fezes e urina. A desidratação se caracteriza não só pela baixa concentração de água no organismo, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo e pode se tornar grave, principalmente, em crianças e idosos.

A desidratação é classificada em leve, moderada e grave, de acordo com o percentual de perda de peso, ocasionada pelo déficit de líquido.

Como avaliar o grau de satisfação do paciente?

  1. Escolha o meio de aplicação da pesquisa. Veja algumas maneiras de solicitar o feedback dos pacientes: ...
  2. Defina indicadores para medir o grau de satisfação do seu público. ...
  3. Elabore a pesquisa de satisfação. ...
  4. Analise os resultados e elabore um plano de ação.

Hidratação → Introdução de água e sais minerais no organismo pela boca ou mais comumente pela veia (soro); hidratado. Hidremia → Excesso de água no sangue.

São três tipos de desidratação: isotônica, hipertônica e hipotônica. Você certamente já passou por alguma situação em que teve muita vontade de beber um copo de água.

Esteja atento aos sinais da desidratação
Fique atento se o idoso apresentar olhos fundos, olheiras, boca e pele seca, pois estes são sinais de desidratação, além de reclamações sobre cansaço excessivo, fraqueza e casos de tontura.

O Diagnóstico de Enfermagem Risco de Volume de Líquidos Deficiente é definido como “risco de desidratação vascular, celular ou intracelular”. (NANDA-I, 2010). Esse DE mostrou-se muito freqüente na emergência e internação obstétrica.

O tratamento da desidratação leve é feito através da ingestão de água e bebidas isotônicas e, em casos graves, há necessidade de internação para reidratação por via endovenosa. Dar preferência a alimentos leves [frutas, legumes e verduras], e realizar atividades físicas nos horários em que o sol estiver mais fraco.

Tipos de hidratantes: emolientes, umectantes e oclusivos.

As 3 etapas principais

  • Hidratação. Se os seus fios se encontram ressecados, sem brilho e com textura áspera, eles certamente precisam de uma hidratação. ...
  • Nutrição. ...
  • Reconstrução. ...
  • Monte agora o seu cronograma capilar!

Inclui identificação, história da doença atual, antecedentes pessoais, antecedentes familiares, hábitos de vida e interrogatório sobre diversos aparelhos.

Na prática atual, o PE vem sendo utilizado de acordo com as seguintes fases: coleta de dados ou histórico de enfermagem, diagnóstico, planejamento de cuidados, prescrição e evolução de enfermagem.

Avaliação da enfermagem
Trata-se de um processo deliberativo, comparativo e contínuo e de autoavaliação para determinar se as perguntas iniciais foram respondidas e o que tirar de lição e proveito com as falhas identificadas. O processo final serve para analisar todas as variáveis que culminaram no desfecho final.

Nesse momento, o profissional de enfermagem mede a temperatura, pressão, saturação de oxigênio e outros sinais importantes para avaliar a condição clínica.