O que falar para o médico?

Perguntado por: obelem . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

7 orientações para se comunicar bem com seu médico!

  1. Anote suas dúvidas. ...
  2. Atenção às cirurgias. ...
  3. Seja claro e objetivo. ...
  4. Descreva seus sintomas. ...
  5. Tenha seus exames em mão. ...
  6. Seja honesto(a) ...
  7. Caso necessário, mude de profissional!

Falar para o médico o maior número de informações possível sobre o problema que o levou à consulta, ajuda-o a fazer o diagnóstico da doença mais facilmente, facilitando a escolha do melhor tratamento.

Tente ser o mais específico possível e inclua em sua anotações: quais são os sintomas; quando começaram; como você os sentiu; mudanças ocorridas em seu estilo de vida a partir do início dos sintomas e fatores que desencadeiam ou aliviam esses sintomas.

Basta encaminhar a denúncia ao CRM, com o relato dos fatos, o nome do médico ou da instituição, data e local.

Na primeira consulta, se desejar, apenas descreva as suas emoções da melhor forma possível e como gostaria de se sentir durante e/ou após a psicoterapia. Assuntos mais delicados serão abordados com o tempo e, é claro, com o seu consentimento.

Seja cordial e respeitoso – Cumprimentar o paciente de maneira adequada, recebendo-o, olhando para ele e perguntando o nome; deixar o paciente confortável e à vontade para começar a falar e questionar o motivo que o levou até àquela consulta são bons passos iniciais a serem seguidos.

Quais doenças podem ser tratadas pelo clínico geral?

  • Depressão leve;
  • Doenças cardíacas em estágios iniciais;
  • Infecções em geral;
  • Doenças de pele mais comuns;
  • Pressão alta ou baixa;
  • Anemia;
  • Alergias;
  • Dores de cabeça, nas costas ou nas articulações;

Queixa principal (QP):
Você pode usar a pergunta mais clássica: “como posso te ajudar?” ou “o que você está sentindo?”, além de poder personalizá-las de acordo com as suas necessidades.

Todos têm direito a receber cuidados médicos e de saúde, sem distinção de raça, sexo, idade, condição social, nacionalidade, opinião política, religião ou por ser portador de qualquer doença infecto-contagiosa.

É possível também procurar a ouvidoria do hospital ou serviço de saúde para fazer uma reclamação formal. Mas elogios também devem ser comunicados.