Quem tem aneurisma pode tomar café?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Pesquisa feita na Holanda mostra que consumo de cafeína encabeça lista de elementos que contribuem para rompimento de aneurisma.

Evite o consumo de frituras e fast food; Opte pelos grãos integrais; Evite bebidas adoçadas com açúcar, incluindo refrigerantes, sucos de frutas e bebidas energéticas.

Os dois principais fatores de risco para formação e/ou ruptura de um aneurisma são o fumo e a pressão alta não controlada.

A pessoa que não deve, não pode ou não quer ser operada precisa manter controle rigoroso da pressão arterial, não fumar e evitar esforços físicos. No tratamento dos aneurismas cerebrais, a embolização por via endovascular é hoje uma importante forma terapêutica.

Em casos de baixo risco, são indicados cuidados clínicos, mantendo a pressão arterial estável, assim como mudanças nos hábitos de vida, com alimentação saudável para manter o peso, prática de exercícios físicos, cessação do tabagismo, níveis baixos de estresse e, eventualmente, medicação.

Fumar é um importante fator de risco; quem fuma tem 3 vezes mais chaces de desenvolver aneurisma cerebral. Portanto, parar de fumar é uma das medidas mais importantes para reduzir o risco. Além disso, evite a exposição ao fumo passivo.

Quando é feito o diagnóstico, em qualquer local do corpo, a primeira recomendação é a de afastar toda e qualquer atividade fisica acima da intensidade leve!

Sem irrigação o aneurisma murcha e desaparece, no caso de ter rompido ele cicatriza e desaparece.

Das duas ocorrências o aneurisma cerebral é considerado o mais perigoso, pois ao romper-se dentro da cabeça produz lesão e aumento da pressão intracraniana, podendo causar a morte.

Considerando que os aneurismas arteriais abdominais são causados ​​pela inflamação e pela degradação dos componentes de elastina na parede arterial, beber chá verde pode ser promissor para o tratamento”, explica o autor principal do estudo, Shuji Setozaki.

Para você ter uma idéia, somente 2/3 dos indivíduos que tiveram aneurisma cerebral que rompeu conseguiram sobreviver. Mesmo assim, em metade dos sobreviventes ficam sequelas que prejudicam muito o seu bem-estar.

Esse é o aneurisma que afeta as artérias que fornecem sangue ao cérebro. Quando rompido, pode ser fatal em até 24 horas. A estimativa é que quatro a dez vítimas de aneurisma cerebral rompido vão a óbito; entre os sobreviventes, 66% sofrem alguma deficiência neurológica permanente.