O que comer quando se tem angina?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Abacate, sardinha, nozes, cacau, aveia. Pode parecer que não, mas existe algo em comum entre eles: esses ingredientes têm o poder de atuar em defesa do coração, minimizando os riscos de males como a angina (dor no peito decorrente de baixa oxigenação), infarto (ataque cardíaco) e insuficiência cardíaca.

Geralmente, é aliviada com repouso. Em situações mais graves, quando as artérias estão com mais de 90% de obstrução, os episódios de angina podem acontecer mesmo em repouso. Atenção - algumas pessoas têm o fluxo do sangue ao coração diminuído, mas não apresentam sinais e sintomas.

Evite temperaturas extremamente baixas ou muito elevadas; Não espere muito para tomar a medicação contra angina. Tome-a de maneira profilática antes de iniciar tarefas extenuantes.

Os principais fatores que podem piorar o resultado (prognóstico) para pessoas que têm angina incluem idade avançada, doença arterial coronariana extensa, diabetes, outros fatores de risco para uma doença de artéria coronariana (particularmente o tabagismo), dor intensa e, especialmente, redução da capacidade de ...

As frutas secas são excelentes aliados para evitar a obstrução das artérias e estimular os ácidos graxos ômega 3, que são duas chaves para nossa saúde arterial. Entre as frutas secas recomendadas citamos as avelãs, as amêndoas, as nozes de pecan e os amendoins.

Chá de camomila
Seus componentes matam as bactérias, enquanto a erva funciona como um analgésico natural. Também possui propriedades antiespasmódicas, que relaxam os músculos e ajudam os doentes a descansarem melhor.

Habitualmente, a dor da angina dura apenas alguns minutos. A dor da angina ocorre mais frequentemente durante o exercício físico, mas pode ser desencadeada por outras situações, como stress, emoções fortes como raiva ou excitação, temperaturas baixas ou vento, ou a ingestão de uma grande refeição.

Gorduras saturadas e gorduras trans
Essas gorduras ruins elevam os níveis de colesterol no sangue e estão presentes em alimentos como a gema do ovo, os frutos do mar, leites e laticínios integrais, além de bolachas recheadas, molhos prontos e sorvetes cremosos.

Síndrome coronariana aguda: pacientes com angina, que já infartaram, que colocaram stent ou que realizaram cirurgia de revascularização do miocárdio podem realizar exercícios leves e de baixo impacto, como caminhadas ou hidroginástica, após a liberação do médico.

Atividade deve ser interrompida em casos de dores no peito. Fazer atividades físicas melhora a qualidade de vida e previne doenças, inclusive as do coração, sempre martelamos por aqui.

Angina instável.
Essa é uma condição muito perigosa que requer tratamento de emergência. É um sinal de que um ataque cardíaco pode ocorrer logo.

Podemos fazer um ecocardiograma com medicação ou o teste ergométrico, correndo em esteira. Um dos exames mais importantes para o diagnóstico de angina é a cintilografia, que pode ser feita com medicação ou com esforço físico. Nesse exame, usamos um contraste para verificar se o sangue está irrigando o coração.

A angina e a isquemia cardíaca são doenças que, normalmente, ocorrem em pessoas com 50 anos ou mais e devem ser analisadas e tratadas com rapidez, porque essas pessoas já estão sofrendo sérios riscos de infartar, terem AVC e até arritmia.

Melancia

Melancia: um estudo realizado na Universidade da Flórida indicou que a melancia é capaz de alargar os vasos sanguíneos, reduzindo assim a pressão sobre eles.

Um estudo australiano avaliou que um único copo de suco de beterraba é capaz de reduzir a pressão arterial em poucas horas – e o nitrato é o responsável por essa ação de relaxar os vasos e fazer o sangue fluir melhor.

Chá de cavalinha
Beba esta infusão várias vezes ao dia, no período entre as refeições, para ter um efeito melhor.