Quais os cuidados com paciente com angina?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

orientar o paciente a não deglutir a saliva até que o comprimido esteja totalmente diluído; para ação mais rápida, orientar o paciente a triturar o comprimido entre os dentes (conforme prescrição médica); orientar repouso até o desaparecimento dos sintomas; comunicar qualquer alteração ao médico.

Os resultados apontam que dentre os principais cuidados de enfermagem estão: a administrar oxigênio suplementar, assegurar repouso e ambiente tranquilo, administração de terapia farmacológica.

Manejo da angina estável
Controle da HAS, diabetes, tabagismo, dislipidemia e obesidade, assim como uma dieta balanceada e prática de exercício físico são indicados para todos os pacientes. Os betabloqueadores são preferidos para o tratamento inicial e prevenção dos sintomas anginosos.

Pressão arterial sistólica menor do que 90 mmHg e taquicardia. Presença de terceira ou quarta bulhas cardíaca na ausculta cardíaca.

Em geral, piora pelo excesso de estresse emocional, pelo esforço físico, pela digestão depois de uma refeição exagerada e por temperaturas frias.

Gorduras saturadas e gorduras trans
Essas gorduras ruins elevam os níveis de colesterol no sangue e estão presentes em alimentos como a gema do ovo, os frutos do mar, leites e laticínios integrais, além de bolachas recheadas, molhos prontos e sorvetes cremosos.

“A angina causa a sensação de aperto, pressão, peso ou dor no peito. Pode ser súbita ou voltar a ocorrer ao longo do tempo. Podem ocorrer também dores no braço, maxilar ou pescoço, sensação de indigestão e azia, associados ainda à sudorese e mal estar”, informa a cardiologista Bruna Baptistini.

Normalmente, os médicos diagnosticam angina com base na descrição dos sintomas. É possível que um eletrocardiograma detecte pouco ou nada anormal entre e, às vezes, até mesmo durante as crises de angina.

O paciente com angina precisa controlar ao máximo os fatores de risco modificáveis. Isso inclui perder peso, melhorar a dieta, praticar atividade física (com orientação do cardiologista), controlar a pressão arterial e o diabetes, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o estresse.