Quem faz angioplastia tem que ir para UTI?

Perguntado por: eantunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Em geral, os pacientes que passam por uma Angioplastia ficam internados por 24 horas de UTI, dependendo de cada caso.

Recuperação da Angioplastia
Como o procedimento é realizado através de uma punção em uma artéria do braço ou da perna, não existe corte, a recuperação é rápida e requer internação por um ou dois dias, dependendo da evolução do paciente.

Os stents são estruturas metálicas que ficam encravadas na parede da artéria. Após uma Angioplastia Coronária (AC) eletiva, o paciente costuma permanecer 24 horas internado (UTI ou apartamento, dependendo da conduta do hemodinamicista), visando monitorar possíveis complicações relacionadas ao procedimento.

O que acontece após o cateterismo? Se for apenas o cateterismo cardíaco que ela fez, essa pessoa não precisará ir para a UTI nem ficar internada. Mas se ela fez, além do cateterismo, uma angioplastia, daí, a coisa muda de figura e normalmente precisará ficar na UTI ou na unidade coronária por uns dias.

Uma das perguntas mais frequentes em relação a angioplastia percutânea com implante de stents é se é seguro dar alta para o paciente no mesmo dia da intervenção. A resposta é sim para um número expressivo de pacientes!

Em geral, os pacientes que passam por uma Angioplastia ficam internados por 24 horas de UTI, dependendo de cada caso. A alta hospitalar costuma acontecer em um ou dois dias, mas isso depende da condição clínica de cada paciente e da avaliação do médico.

Embora não seja caracterizada como uma cirurgia, por se tratar de um procedimento invasivo, a angioplastia demanda internação do paciente. O tempo total de realização do procedimento pode levar de 30 minutos a até duas horas.

Devido à instabilidade hemodinâmica que pode acontecer no pós-operatório imediato, o paciente pode precisar de drogas vasoativas (DVA) e permanecerá na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) enquanto houver necessidade [15-17].

Chegada à UTI
Ao término da cirurgia, você será encaminhado para a UTI – Unidade de Terapia Intensiva, onde permanecerá por, pelo menos, dois dias. Você irá para a UTI ainda dormindo, sob efeito da anestesia. Seu despertar da cirurgia cardíaca começará algumas horas depois.

[5], o tempo de permanência hospitalar nas cirurgias cardíacas está, em média, em torno de 6,6 dias no pré-operatório, com média de 5,4±5,9 dias na UTI. Nesse trabalho, optou-se por estudar aqueles pacientes que permaneceram na UTI por mais de 5 dias.

É necessário repouso do membro (braço ou perna) onde foi realizado o procedimento, justamente para evitar um sangramento maior! 4h em repouso absoluto e depois evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos acima de 10 kg nas primeiras 2 semanas da angioplastia.

O cateterismo cardíaco é realizado com o paciente sedado e leva, em média, 30 minutos de duração.

Apesar da semelhança, os procedimentos de cateterismo e angioplastia tem objetivos diferentes. Enquanto um atua no diagnóstico de possíveis anormalidades na circulação arterial do coração, o outro tem a função de tratar a obstrução de artérias que conduzem o fluxo sanguíneo.

Alergia, hematomas, sangramentos, arritmia cardíaca, infarto do miocárdio, insuficiência renal aguda, embolização de fragmentos do trombo e acidente vascular cerebral estão entre as possíveis complicações de uma angioplastia.