Quem tem problema de asma pode tomar café?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Mito. Na verdade, o efeito de consumir a bebida pode ser o contrário. Estudos indicam que beber uma xícara de café entre uma ou duas vezes ao dia pode ter efeitos protetores contra a asma.

Os estudos realizados sugerem indiretamente que o consumo moderado de café, a longo prazo, pode não só reduzir os sintomas, mas também os riscos de manifestações clínicas de asma.

Comidas fritas, gordurosas e industrializadas tendem a aumentar a incidência de radicais livres, que se tornam tóxicos quando produzidos em grande quantidade. Com isso, o sistema imunológico fica enfraquecido e o organismo fica mais exposto a inflamações ou a piora de quadros já existentes, como a asma.

Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente).

Evite acúmulo de sujeira ou poeira. Tome sol. A vitamina D está relacionada a uma série de doenças do aparelho imunológico, como a asma. Evite cheiros fortes.

Café deve ser evitado para quem tem asma.

Por isso, podem também ser considerados alimentos contra asma as frutas cítricas como a acerola, o limão, a laranja, o kiwi, entre outros. – Selênio: oleaginosas e cereais integrais, o selênio é um antioxidante poderosíssimo.

– POLUIÇÃO AMBIENTAL – a exposição à poluição do ambiente em geral e poluição do ambiente de trabalho também pode piorar a asma. – EXPOSIÇÃO AO AR FRIO – Ar muito frio e seco pode desencadear sintomas de asma por irritar os brônquios do asmático.

Quem sofre com a APLV deve evitar o consumo de leite, especialmente se também apresentar asma ou estiver passando por uma rinite alérgica, sinusite ou outra inflamação do sistema respiratório, considerando que nesses casos ela pode sentir sintomas mais fortes por ingerir esse tipo de alimento.

A laranja ameniza sintomas da asma. E muito mais. – SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Surtos curtos de atividade são bons para asmáticos, pois podem ajudar a aumentar a resistência do coração e dos pulmões. Praticar exercícios em rajadas curtas também tem menos probabilidade de desencadear um ataque de asma do que participar de atividades mais longas e prolongadas, como corrida de longa distância.

Pacientes com asma desenvolvem, com maior frequência, os sintomas da doença durante a noite. Os sintomas noturnos da asma podem ser induzidos pelo aumento da exposição às substâncias alérgicas, ciclo biológico, posição para dormir, entre outros fatores associados ao sono.