Quantos tipos de asma?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

A doença também pode ser dividida por gravidade (leve, moderada e grave). “Existem dois tipos de asma: a extrínseca, ou alérgica, e a intrínseca, ou não alérgica. A primeira, como o nome sugere, é provocada por alérgenos.

Tipos de asma

  • Asma alérgica. ...
  • Asma não alérgica. ...
  • Asma de inicio tardio (adulto) ...
  • Asma com obstrução fixa. ...
  • Asma e obesidade. ...
  • Asma ocupacional. ...
  • Asma induzida pelo exercício físico.

A asma grave, ou asma grau 4, é a forma mais agressiva da doença inflamatória crônica das vias aéreas. Para o paciente receber essa classificação no diagnóstico de asma, os sintomas devem ser severos, de forma a interferirem na rotina e no estilo de vida, mesmo com o uso de medicamentos.

Homem realizando teste de espirometria para identificar possível quadro de asma. De início, o médico solicitará que o paciente respire de forma normal, e em seguida encha os pulmões e solte o ar com força de uma só vez. É importante que o sopro seja contínuo para que os resultados do exame não sejam comprometidos.

A asma pode ser dividida em dois tipos: alérgica e não alérgica. O primeiro consiste no quadro provocado por substâncias alergênicas (pólen, poeira, mofo, pelos de animais) e o segundo, por substâncias não alergênicas (ar seco, estresse, clima frio, ansiedade).

– esforço físico; – aspectos emocionais; – exposição ao ar frio; – outras causas: alguns tipos de medicamentos, alguns alimentos, refluxo gastro-esofágico, causas hormonais, fatores relacionados ao trabalho ou a escola, asma provocada por outras doenças.

Asma grave persistente: ocorre quando os sintomas se manifestam diariamente, com crise de asma que prejudica excessivamente as atividades cotidianas do paciente. Estima-se que entre 5% e 10% dos casos de asma estejam nessa categoria.

Em casos mais graves, é preciso procurar ajuda médica imediatamente. Os sintomas são: dificuldade em respirar, pele com coloração roxa ou azulada, cansaço extremo e confusão mental. Apesar de não ter cura, a doença deve ser tratada e controlada.

Grau 4 – Persistente grave
Considerada asma grave, os sintomas são sentidos todos os dias, limitando, de forma contínua, as normais atividades.

A distinção entre bronquite e asma é importante, não só pelo fato de impedir que o paciente seja rotulado com uma doença que não tem, mas principalmente porque o tratamento e o prognóstico a longo prazo dessas doenças é diferente. A asma, na maioria dos casos, é uma doença bem mais benigna que a bronquite crônica.

Além disso, nos meses de baixas temperaturas, os sintomas alérgicos são facilmente confundidos com outras doenças. Este é o caso da asma, que costuma estar associada a um processo alérgico, e a bronquite, normalmente causada por uma infecção bacteriana ou pelo tabagismo.