O que não pode bater no liquidificador?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 27 de setembro de 2023
/ 5 18 votos

Você pode bater sucos, caldos, molhos, gelo, vitaminas e massas leves, como a de torta própria para liquidificador, pudim e panqueca. O que é melhor evitar? Não bata alimentos muito quentes, massa de bolo, chantili e outras massas pesadas, como a de pão.

Os quatro maiores erros de quem usa liquidificador

  • 1 Usar líquidos quentes. Jarras de plástico não foram feitas para suportar muito calor e podem trincar, especialmente se o que for despejado lá dentro estiver acima de 80°C. ...
  • 2 Sobrecarregar o aparelho. ...
  • 3 Amolar as lâminas. ...
  • 4 Lavar a jarra com o lado áspero da esponja.

Usar o lado mais áspero da esponja é prejudicial para o seu liquidificador. Isso risca a jarra e faz com que ela perca a sua transparência, dando aspecto de velho ao eletrodoméstico. Use sempre o lado macio da esponja e evite o surgimento de arranhões, que acabam ajudando a acumular sujeira.

A resposta é simples: "a evaporação da umidade dos alimentos forma uma pressão dentro do liquidificador e, assim que você o liga, a tampa pode explodir e causa uma grave queimadura", alerta Neco.

Para que haja estímulo da mastigação, não é indicado bater a comida no liquidificador ou passar numa peneira. O correto é apenas cozinhar os alimentos e amassá-los com um garfo, desta forma os nutrientes também serão melhor preservados.

Quando batendo carne no liquidificador, rapidamente o produto bate o limite da potência, e fazendo um trabalho contínuo nessa condição, a temperatura do motor sobe rapidamente e em pouco mais de um minuto o protetor térmico abre para evitar que o produto estrague.

Esse tipo de jarra é a mais tradicional e antiga, sendo usada desde a invenção do liquidificador. Ela é resistente a arranhões, permite bater alimentos gelados e quentes, não perde a cor nem fica com cheiro dos ingredientes.

Líquidos quentes: a jarra de plástico da maioria dos liquidificadores pode não suportar o calor e trincar, principalmente se a temperatura do líquido estiver acima de 80ºC.

Líquidos Quentes: O ideal é só colocar líquidos quentes se seu liquidificador tiver jarra de vidro pois eles são resistentes ao calor, diferente dos de plastico ou acrílico que podem trincar.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: O liquidificador não deve bater nenhum alimento sem adicionar liquido ou ficar ligado por mais de 3 minutos consecutivos. Caso sua receita exija muita força do motor ou até mesmo precisa de um tempo a mais batendo, recomendamos o liquidificador baixa rotação.

Para evitar que a sopa quente escape do liquidificador, o truque é simples: com uma peneira, separe sólidos e líquidos. Com uma concha, ponha os sólidos no liquidificador, bata. Adicione uma concha do líquido quente. Bata.

Vale destacar a função Shake Up, em que você pode sacudir o liquidificador blender para potencializar o sabor da bebida.

2 - Bater a papinha no liquidificador ou passar na peneira.
Ao contrário. Você precisa esmagar tudo com um garfo. Quando batida, a criança não aprende a reconhecer as diferenças entre os alimentos e não desenvolve a mastigação.

A papa liquefeita ou peneirada não estimula a mastigação. A papinha deve ser pastosa, mas não totalmente liquefeita sendo aconselhável, nesta primeira etapa, apenas amassar os alimentos antes de levar à boca do bebê.