Pode deixar a soja de molho de um dia para o outro?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Numa tigela, coloque os grãos de soja e cubra com o dobro de água. Deixe de molho de um dia para o outro.

Antes de cozinhar a soja, deixe de remolho! Recomendamos pelo menos quatro horas, mas de preferência durante a noite. Para deixar de molho, coloque-a em uma tigela grande ou panela e cubra com bastante água. Quando estiver pronto para cozinhá-las, escorra a água e enxágue rapidamente.

Na geladeira, a conservação é por até quatro dias desde que seja preparado da maneira mais higiênica possível e conservado em vasilhame tampado.

Como conservar? A soja texturizada é mais fácil de conservar que o tofu ou tempeh. Sendo um produto seco, é menos perecível, pelo que depois de aberta a embalagem devemos apenas guardá-la bem fechada ao abrigo da luz. Também podemos optar por congelar a soja já cozinhada.

Modo de preparo: Hidrate a proteína em um recipiente cobrindo-a com água, e deixe-a descansando por 30 minutos. Em outro recipiente coloque os demais ingredientes e misture. Quando a soja estiver hidratada adicione-a ao novo recipiente e misture até ficar consistente. Forme os hambúrgueres e guarde na geladeira.

Como preparar o molho e remolho das leguminosas
Em uma vasilha, cubra o grão com uma quantidade de água que cubra todo o alimento. Deixe descansar por 6 a 12 horas. Você pode fazer uma troca de água (remolho) durante esse período, mas é opcional.

Esse procedimento deve ser feito porque a soja possui enzimas denominadas lipoxigenases que, quando em contato com a água fria, iniciam uma reação que produz compostos como os aldeídos, cetonas e álcoois, substâncias responsáveis pelo sabor exótico do grão.

Para armazenar por um período de até um ano, recomenda-se a secagem até atingirem 11% de umidade. Mas, caso o armazenamento seja maior que um ano, essa umidade deverá chegar entre 9% e 10%, a depender da temperatura ambiente e da umidade relativa do ar.

O ciclo da soja em dias vai variar de 100 a 160 dias, dependendo da cultivar. Porém, os ciclos comerciais mais comuns costumam ter de 115 a 125 dias, característico da época de semeadura de cultivares precoces a médias.

A etapa de hidratação é uma das principais e mais importantes etapas na preparação de pratos feitos com a PTS, pois só após uma boa hidratação é que a PTS ficará com uma textura ideal para o consumo e apta a absorver bem os temperos. Caso contrário, vai ficar com o popular gosto de nada!

Para realizar o armazenamento de soja da forma adequada, os grãos devem ser mantidos sob condições que evitem o crescimento de microrganismos e insetos. Para isso, o teor de água, a umidade relativa do ar e a temperatura do ambiente devem estar em equilíbrio.

Alimentos cozidos não devem ser armazenados na geladeira junto com alimentos crus, para evitar contaminação cruzada direta. Alimentos cozidos podem ser recontaminados por meio de vegetais ou carnes cruas, como frango.

Ou seja, se você comprar 1kg de PTS, você vai ter 3kg de carne!

Veja como hidratar proteína de soja:
Deixe descansar por 30 minutos. Depois escorra a água, retirando o excesso.

Algumas leguminosas e grãos podem ser armazenados no congelador, contudo, neste caso é mais indicado para os que já foram cozidos. Por exemplo, grãos de bico, soja, lentilhas e ervilhas, podem ser pré-cozidas e levadas ao freezer que vão durar por até 6 meses sem perder suas características.

1 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão (ajuda a minimizar o odor característico da soja). Deixe descansar por 1 hora, escorra, enxague bem e passe por uma peneira pressionando ao máximo para retirar toda a água. Depois de bem sequinha você pode utilizar como preferir.