Qual a diferença de café para cappuccino?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

O capuccino é uma bebida mais incrementada, em comparação ao famoso cafezinho. Assim, trata-se de uma mistura de café com um leite bem cremoso e vaporizado, mais espuma, conforme a receita original italiana. Contudo, no país encontra-se também a bebida com canela e cacau.

Diferença entre café com leite e capuccino
A principal diferença está no modo de preparo: enquanto o café com leite tem uma proporção igual tanto de café quanto de leite, já no capuccino o sabor do leite está mais presente, por conter uma espuma de leite e o leite vaporizado, se tornando mais denso e cremoso.

E tem a proteína que protege e fortalece o corpo. Aí sim! E se tiver chocolate então, como esse ingrediente é antioxidante, o cappuccino vai ajudar também a regular a circulação do sangue e a melhorar a concentração e diminuir o cansaço.

Um cappuccino corresponde aproximadamente a 150 ml de bebida, composta por um espresso (30 ml) + partes iguais de leite e creme de leite.

Apesar de no Brasil encontrarmos cappuccino com canela e cacau, a receita original italiana leva somente café e leite. É sempre uma parte de café expresso, uma de leite vaporizado e uma de espuma de leite, em proporções iguais. A bebida é servida em uma xícara de 150 a 180 ml.

Também é um alimento rico em vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo humano e que, além de regular enzimas e hormônios, também participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular e do funcionamento cerebral.

Outra dica pra tomar o cappuccino é nas noites de inverno, à noite, antes de dormir. Ele aquece o corpo e ainda tem um sabor delicioso pra terminar o dia bem.

Por conter cafeína, oriundo do próprio café ou chocolate, acelera os batimentos cardíacos e estimula a produção de ácidos digestivos, sendo restrito o consumo para pessoas com problemas cardíacos e digestivo. Mas não exclui a ida ao médico ou nutricionista para saber do consumo e quantidade.

Informação nutricional por 100 ml:
Lípidos (g) 2.4. dos quais saturados (g) 1.5. Hidratos de carbono (g) 8.9. dos quais açúcares (g) 8.5.

Hipertensos podem tomar café em doses moderadas
O problema quanto ao consumo do café e da cafeína, na verdade, está no exagero. A ingestão moderada de café, por exemplo, com duas a três xícaras diárias, não interfere nos níveis pressóricos de modo significativo.