Por que o pudim quebra?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

"O que pode acontecer é bater muito e a mistura ficar um pouco aerada, resultando em um pudim com mais furinhos".

Outra forma de descobrir o ponto do pudim é sacudir a forma delicadamente. Se o creme formar ondas na superfície que se movam para frente e para trás, significa que o pudim está durinho e o ponto está bom. Mas se o creme formar anéis, como um líquido, é porque ainda não está pronto.

Por que o pudim fica com furinhos
O pudim pode ficar com furinhos quando a receita é batida no liquidificador e ele é assado em temperatura muito alta. Isso faz com que o líquido ferva e borbulhe.

Se tens por hábito utilizar papel de alumínio para forrar formas ou para colocar receitas no forno, podes simplesmente trocá-lo por uma panela de ferro, inox ou barro com tampa.

Na hora de desenformar. Deixar o pudim esfriar e respeitar o seu descanso de geladeira é o fator mais importante para que na hora de desenformar o pudim saia inteiro. Nunca desenforme quente, pois ele ainda não adquiriu a textura de corte e não estará firme.

O certo é tirar o pudim do fogo ou do forno para ele ficar na temperatura ambiente. O próximo passo é cobri-lo com um novo papel-alumínio e levar para a geladeira.

Quando o pudim estiver pronto, é necessário que se espere até que ele fique completamente frio. Pois o pudim ainda quente não está na consistência certa para ser desenformado e pode desmoronar.

Para que não se forme uma crosta no pudim, cubra a fôrma com papel-alumínio durante o cozimento, sem encostar na massa.

Você pode usar o papel-manteiga para diversas funções. No forno, uma opção é cortar o papel no tamanho maior do que a forma e, dessa forma, colocar a comida para assar. Outra forma é colocar um bolo em cima do papel para ele esfriar. Ele também pode ser usado para evitar sujeiras na cozinha.

Passa a forma por água fria antes de lhe juntar o preparado. Quando fores desenformar, fa-lo quando o pudim já estiver totalmente frio (deixa a base um pouco de molho em água quente – nunca mais que 1 minuto).

Sabe aquela crostinha de textura estranha que às vezes se forma no pudim? Basta cobrir a forma com papel alumínio que isso não vai mais acontecer!

1. Papel manteiga: Também conhecido como papel vegetal, é um papel fino e resistente ao calor. É ótimo para assar biscoitos, bolos e outros itens que não liberam muito líquido durante o cozimento.

O melhor jeito de transportar alimentos preparados em refratário ou assadeira é no próprio refratário. Cubra com papel-alumínio ou filme. Não desenforme as sobremesas mais frágeis, como pudins e manjar: transporte na fôrma.

Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.