Como tirar o excesso de sal do camarão?

Perguntado por: amagalhaes2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Ferva o camarão em um litro de água para retirar o excesso de sal, durante 10 minutos. Escorra e lave em água corrente por mais cinco minutos.

O limão, a mostarda Dijon ou o vinagre, entre outros alimentos mais ácidos, têm a água de absorver o sal em excesso. Incluir quinoa, arroz, couscous ou massa à panela durante alguns minutos, pode ser uma alternativa para controlar o sal excessivo, sem comprometer o sabor final.

Como temperar camarão para fritar
Porém, atenção à dica: o sal só deve ser adicionado depois que o camarão estiver frito. Isso porque os camarões possuem muita água e, ao colocar sal durante o preparo, eles vão desidratar e ficar borrachudos.

Salgado e seco: Deve ser mantido em refrigerador (nunca manter em temperatura ambiente, em armários, prateleiras, etc.).

Comece lavando bem a carne para retirar o excesso de sal superficial. Após isso, basta colocar a carne em uma tigela com água fria e levar à geladeira até o momento do preparo. O ideal é que a água seja trocada algumas vezes durante as horas, retirando o excesso de sal que ficará nela.

Beba bastante água — Além de hidratar, a água estimula a circulação sanguínea, o que ajuda a purificar o sangue, além de fazer os rins trabalharem, auxiliando na filtragem do que foi ingerido. Sem contar que água contribui para a formação do bolo alimentar, o que melhora o funcionamento intestinal e regula a excreção.

4 minutos

O camarão cozinha rapidamente, em média entre 1 e 4 minutos. Para evitar que fique borrachudo, não cozinhe demais o camarão. Verifique a coloração do camarão: a carne cinzenta e translúcida torna-se esbranquiçada, opaca, com uma coloração levemente rosada.

O vinho e o limão realçam o sabor do camarão e trazem mais frescor ao prato. No entanto, o truque só vale se o prato for consumido logo em seguida, caso contrário, a mistura altera o gosto do camarão. Além disso, o ácido do limão pode cozinhar o crustáceo e deixá-lo ressecado ou com textura borrachuda.

Tempere o camarão (ele deve estar bem sequinho) com o sal, o limão e o alho espremido. Salpicar a farinha de trigo e misturar bem. Colocar em uma panela com o óleo bem quente e fritar até ficar douradinho. Serve bem com uma saladinha de folhas e arroz branco.

dois dias

Já na geladeira, o prazo máximo é de dois dias. Caso o camarão já tenha sido comprado congelado, poderá ficar no freezer por até um ano sem problemas.

Se tiver manchas escuras ou amareladas é porque esse camarão não está mais tão bom para o consumo”, explica a nutricionista Ana Emília Rios.

Ao colocar sal na água, você torna o líquido mais salgado que a carne, forçando a água a sair. E o fluxo de água acaba levando consigo um pouco do sal preso na peça, o que acelera a dessalga. Outro fator que influencia é a temperatura: uma salmoura (água + sal) quente acelera o processo.

Uma segunda alternativa – bem difundida entre cozinheiros experientes – é colocar batatas para cozinhar dentro da feijoada. É uma ideia inteligente, pois a água da feijoada salgada vai penetrar a batata, atravessando sua casca, e a gordura dissolvida continuará no caldo.

No método tradicional, o primeiro passo é transferir os cubos ou postas para uma tigela e lavar bem em água corrente. Para o molho, conte 5 xícaras (chá) de água fria para cada 500 g de carne ou peixe. Depois, deixe 24 horas na geladeira antes de cozinhar. Este outro método pula a primeira dessalga de 24 horas.