Porque a soja não é um alimento saudável?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

A soja contém muitos antinutrientes e, por isso, é considerada um alimento inflamatório. Antinutrientes são substâncias que interferem com a absorção de nutrientes e seu consumo frequente conduz à deficiências crônicas de minerais.

Riscos do consumo regular
Ela contém ácido fítico (fitato), que causa deficiência de Cálcio, Magnésio, Ferro, Cromo e Zinco. Também inibe a digestão de proteínas, o que gera problemas no pâncreas, além de inibir a transformação de T4 e T3, causando hipotireoidismo a longo prazo”.

A soja é rica em vitaminas, como A e C, e minerais, como cálcio e fósforo. Esses componentes fazem com que o alimento tenha a capacidade de fortalecer a pele e cabelos porque estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno, além de beneficiar a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

De acordo com alguns estudos, é necessário a ingestão de, no mínimo, 25 gramas do produto ao dia. Além disso o ideal é consumir 3 vezes por semana, pois o excesso pode ter efeitos negativos. A soja pode ser encontrada em diversos alimentos, como tofu, leite, farinha e proteína de soja.

Ela contém ácidos graxos essenciais, como o ômega 6 e o ômega 3, vitaminas e compostos fitoquímicos, como a isoflavona. São diversos os benefícios do consumo habitual de carne de soja: ela pode ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue, além de prevenir o câncer de mama e a osteoporose.

Além das questões fundiárias, outros efeitos decorrentes da especialização produtiva na soja são apontados pelas autoras, inclusive a diminuição da biodiversidade, o desmatamento, a contaminação do ambiente e das populações rurais por agroquímicos e a excessiva dependência das exportações de um produto com reduzido ...

Além da infertilidade, outro efeito colateral que vem sendo discutido é a ginecomastia, o aumento do volume mamário nos homens. Segundo a nutricionista, Flavia Pagano, o exagero de consumo de produtos de soja por homens vegetarianos, confirmou o efeito.

Tem alto valor proteico, é rico em ferro, cálcio, zinco, potássio, vitamina E e fibras - nutrientes importantes para a nossa saúde. Durante um tempo, a soja foi vista como um “grão milagroso”, que poderia prevenir diversas doenças, como as cardiovasculares, colesterol alto, osteoporose, diabetes e até câncer.

Soja é saudável? A resposta é sim, mas o segredo é priorizar sempre a versão orgânica do grão. “A soja faz parte do grupo das leguminosas, como o grão-de-bico e o feijão. O problema é que a soja transgênica contém fertilizantes e agrotóxicos.

A forma mais tradicional de consumir a soja é como grão, que é fonte de fibras, proteínas, ferro, cálcio e zinco. Porém, antes de consumi-lo, a nutróloga Isolda Prado faz uma recomendação. "É interessante deixar o grão de molho na água de 10 a 15 horas antes do preparo.

A resposta é simples: qualquer pessoa pode comer proteína texturizada de soja! Basta diferenciar a quantidade e frequência, para que seja coerente a cada tipo de dieta. Aliás, o consumo regular da soja pode até ser benéfico para alguns grupos de pessoas.

A soja pode ser consumida na forma de grãos cozidos, farinha ou através da proteína texturizada (carne de soja), que é utilizada para substituir as carnes.