O que a soja faz no intestino?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Quando o consumo da soja for frequente, em qualquer uma destas apresentações, as proteínas mal digeridas podem gerar distúrbios digestivos, como formação de gases, sensação de estufamento, alterações gastrointestinais e processos inflamatórios no intestino ou ainda podem desencadear inflamações em outros órgãos, ...

Como as demais leguminosas, entretanto, a soja contém fatores antinutricionais que podem causar gases e flatulência e atrapalhar a absorção de outros nutrientes.

A soja contém uma quantidade razoável de fibras solúveis e insolúveis. As fibras insolúveis são principalmente alfa-galactósidos, que podem causar flatulência e diarreia em indivíduos sensíveis (confira aqui estudos a respeito: 10, 11).

Em alguns casos, a soja pode estimular alguns desconfortos gastrointestinais, como dores na região abdominal e flatulência.

Riscos do consumo regular
Ela contém ácido fítico (fitato), que causa deficiência de Cálcio, Magnésio, Ferro, Cromo e Zinco. Também inibe a digestão de proteínas, o que gera problemas no pâncreas, além de inibir a transformação de T4 e T3, causando hipotireoidismo a longo prazo”.

De acordo com alguns estudos, é necessário a ingestão de, no mínimo, 25 gramas do produto ao dia. Além disso o ideal é consumir 3 vezes por semana, pois o excesso pode ter efeitos negativos. A soja pode ser encontrada em diversos alimentos, como tofu, leite, farinha e proteína de soja.

A soja é rica em vitaminas, como A e C, e minerais, como cálcio e fósforo. Esses componentes fazem com que o alimento tenha a capacidade de fortalecer a pele e cabelos porque estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno, além de beneficiar a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

Além da infertilidade, outro efeito colateral que vem sendo discutido é a ginecomastia, o aumento do volume mamário nos homens. Segundo a nutricionista, Flavia Pagano, o exagero de consumo de produtos de soja por homens vegetarianos, confirmou o efeito.

A soja pode ser consumida de diversas maneiras na nossa alimentação. Jobst acredita que as melhores são em forma de tofu ou missô e, por último, em grão. “O ideal é consumir a soja fermentada. A fermentação neutraliza as toxinas presentes na soja".

A proteína texturizada de soja tem oligossacarídeos que dão aquele sabor caraterístico de soja (amarguinho) que ninguém gosta e que gera gases. Para tirar esta parte que não nos interessa, deixe de molho meia hora ou mais, na água morna com de vinagre de arroz ou limão.

Os benefícios do consumo desse grão vão além de questões nutricionais. Por ser rica em gorduras poli-insaturadas, a soja contribui na diminuição do LDL (também conhecido como colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom). Isso contribui para uma boa saúde cardiovascular, reduzindo o risco de infartos e AVCs.

Qual a frequência de consumo indicada de "carne de soja"? De acordo com a nutricionista Gisele Haiek, o consumo entre 1 a 2 vezes por semana é recomendado, desde que a proteína texturizada de soja esteja inserida em refeições equilibradas.