Quem tem diabetes pode comer carne de soja?

Perguntado por: ocoutinho . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Sim, não há restrição de seu consumo por diabéticos, desde que dentro de uma dieta equilibrada.

A proteína texturizada de soja é uma alternativa saudável e nutritiva para quem deseja substituir a carne ou proteínas animais da dieta. Feita a partir da soja integral não transgênica pré-cozida, é rica em ferro e cálcio, auxiliando no controle do colesterol, doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose.

Os cortes de carne vermelha magros, alcatra, patinho e lagarto, possuem micronutrientes como a Vitamina B12 e o Ferro, que ajudam na dieta dos diabéticos.

Carnes vermelhas (boi, porco, cordeiro, cabra etc.) apenas esporadicamente, e opte pelos cortes magros (alcatra, lagarto, lombo, filé-mignon, paleta, maminha, coxão mole ou duro etc.). Evite as processadas (presunto, mortadela, salame, bacon etc.);

Ela contém ácidos graxos essenciais, como o ômega 6 e o ômega 3, vitaminas e compostos fitoquímicos, como a isoflavona. São diversos os benefícios do consumo habitual de carne de soja: ela pode ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue, além de prevenir o câncer de mama e a osteoporose.

A resposta é simples: qualquer pessoa pode comer proteína texturizada de soja! Basta diferenciar a quantidade e frequência, para que seja coerente a cada tipo de dieta. Aliás, o consumo regular da soja pode até ser benéfico para alguns grupos de pessoas.

Quando a pessoa com diabetes fica muito tempo sem comer, o nível de glicose no sangue cai drasticamente, podendo provocar hipoglicemia. Veja na animação acima o que deve ser feito nessa situação.

Legumes são ricos em fibras, minerais e vitaminas. Assim como também têm um baixo índice glicêmico e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Legumes como abobrinha, berinjela, couve-flor, espinafre, cebola, pimentão, tomate, aipo, couve e agrião são excelentes opções para quem quer controlar a diabetes.

A banha contém nutrientes que são benéficos para a saúde, como vitaminas B e C, cálcio, além de minerais como fósforo e ferro. Ela é isenta de carboidratos como açúcares, sendo uma opção para pessoas com diabetes, além de apresentar baixas quantidades de sódio.

Há estudos, por exemplo, que mostram que os ovos podem ajudar a reduzir as chances de desenvolvimento da diabetes tipo 2. Já para quem tem o tipo 1 da doença, as evidências mostram que o consumo desse ingrediente faz com que os níveis de açúcar (glicose) no sangue sejam reduzidos.

Uma dieta com ingestão regular de carne suína associada à exercícios físicos podem favorecer pessoas que sofrem com diabetes tipo 2 a perder peso, segundo uma pesquisa financiada pelo Centro de Pesquisas em Suínos e pela Australian Pork Limited.

3 vezes

De acordo com alguns estudos, é necessário a ingestão de, no mínimo, 25 gramas do produto ao dia. Além disso o ideal é consumir 3 vezes por semana, pois o excesso pode ter efeitos negativos. A soja pode ser encontrada em diversos alimentos, como tofu, leite, farinha e proteína de soja.