O que é meritocracia na Bíblia?

Perguntado por: tduarte . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 20 votos

A meritocracia nos diz como viver no mundo, para que tenhamos alguma estrutura e direção mesmo quando não sabemos o que é a vida.

O que é Meritocracia:
Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. A origem etimológica da palavra meritocracia vem do latim meritum, que significa “mérito”, unida ao sufixo grego cracía, que quer dizer “poder”.

Meritocracia significa que todo indivíduo é capaz de prosperar somente com suas capacidades sem precisar da ajuda da sociedade, Estado ou família. É um sistema que privilegia as qualidades do indivíduo como a inteligência e a capacidade de trabalho, e não sua origem familiar ou suas relações pessoas.

Como colocar a meritocracia em prática
Para colocar em prática a meritocracia na sua empresa, é preciso aplicar os pontos a seguir: Definir as metas do período; definir como será medido o desempenho; definir quais serão os prêmios e bonificações.

Trazendo para o âmbito organizacional, a meritocracia prevê que aqueles colaboradores que desempenham as funções com êxito, muitas vezes além do esperado, devam ser recompensados. Para premiar essa conduta, programas como participação nos lucros, batimento de metas e comissões por vendas podem ser implementados.

1 liderança dos mais capazes, liderança dos mais competentes, liderança dos mais dotados, liderança dos mais meritórios, liderança dos mais trabalhadores.

A meritocracia é o sistema que amplia o desempenho das pessoas, tanto no âmbito pessoal, como em questões profissionais. Isso porque o mérito pode gerar premiações, promoções e bonificações, por isso, demonstrar uma habilidade se torna algo recompensador e interessante.

A meritocracia, vista na sociedade, é ilusória, pois a concepção de se ter mérito é desigual e manifesta tal desigualdade por meio de um discurso fajuto de falso mérito. Quando uma sociedade se baseia pelo mérito, ela exclui grupos que não possuem tal prioridade e estão à mercê da primazia social.

O significado do termo meritocracia. O significado do termo meritocracia é complexo, mas sua origem semântica é atribuída ao sociólogo inglês Michael Young, em seu ensaio distópico The Rise of the Meritocracy, publicado em 1958.

A meritocracia é considerada um mito porque, apesar de ser promovida como um método aberto e acessível de alcançar a mobilidade social ascendente sob o capitalismo neoliberal ou de livre mercado, a disparidade de riqueza e a mobilidade social limitada permanecem generalizadas, independentemente da ética de trabalho ...

Ela está muito ligada às desigualdades sociais, pois elas podem influenciar a avaliação do mérito dos indivíduos. Enquanto o igualitarismo é uma concepção que se opõe aos privilégios e defende a igualdade entre os indivíduos, a meritocracia é um sistema social que valoriza os méritos individuais de cada pessoa.

Na educação, a meritocracia é pensada como igualdade quando a abordagem é voltada ao aluno, e ao professor é pensada como valorização. Sob o olhar da administração a meritocracia é uma forma de reconhecimento, promoção e legitimação.

Nesse sentido, a meritocracia pode corroer as políticas sociais, o Estado de bem-estar, idealizados, justamente, para equilibrar o terreno social e diminuir as desigualdades.

Desprezar a meritocracia é, assim, enaltecer e defender privilégios (que não são direitos) e o oportunismo de certos grupos, jogando CONTRA as graves desigualdades sociais. A melhor solução no meu entendimento é a privatização, talvez com exceção da segurança pública e sistema legal, de todos os serviços públicos.

A competitividade e o individualismo não podem ser mais fortes do que a cooperação do trabalho em equipe. Dessa forma, a meritocracia nas empresas pode ser um instrumento importante que ajuda a aumentar a produtividade e impulsiona as pessoas a darem o seu melhor pela organização.