O que é endorfina e dopamina?

Perguntado por: emata . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Quatro substâncias presentes no organismo estão diretamente ligadas à felicidade: os hormônios endorfina e oxitocina e os mediadores químicos serotonina e dopamina; quando liberadas pelo cérebro elas causam a sensação de bem-estar. Mas, você sabia que pode ativar estas substâncias para desfrutar de seus benefícios?

A dopamina é um importante neurotransmissor. A dopamina é um mensageiro químico (neurotransmissor) que atua no sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo os seres humanos. Esse neurotransmissor está relacionado com diferentes funções, nas quais consta a regulação de algumas emoções, e é capaz de aliviar a dor.

Existem várias maneiras de liberar esse hormônio: escutando uma música, vivendo uma paixão, comendo chocolate e até mesmo sonhando. Mas, o exercício físico é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de incentivar a produção da endorfina.

Ativando os hormônios da felicidade

  1. 1 - Praticar exercícios físicos. A atividade física é uma ótima maneira de ativar a produção de endorfina e dopamina no corpo. ...
  2. 2 - Se alimentar de forma saudável. ...
  3. 3 - Manter relacionamentos saudáveis. ...
  4. 4 - Praticar técnicas de relaxamento.

Como produzir endorfina

  1. Comer chocolate amargo, moderadamente;
  2. Cantar;
  3. Dançar,
  4. Trabalhar em equipe;
  5. Receber massagem;
  6. Fazer sauna;
  7. Praticar o exercício do pensamento positivo, que consiste em relembrar bons momentos e fazer planos para o futuro.

Dopamina

Dopamina: conhecendo o hormônio do prazer
A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. E é exatamente por causar sensação de prazer que sua liberação é estimulada por algumas drogas viciantes.

vitamina D

Pesquisas demonstram que a vitamina D ajuda a regular a produção de adrenalina e dopamina no cérebro e impede a depleção de serotonina. Por essas razões, sua deficiência poderia implicar em maior risco de depressão e alteração do humor.

O cortisol é um hormônio esteroide que regula o humor, a motivação e o medo. Produzido nas glândulas adrenais, também é chamado popularmente de hormônio do estresse.

Praticar esportes como corrida, andar de bicicleta, natação, fazer musculação, yoga, dentre outros, ajuda a aumentar a produção de endorfina na corrente sanguínea e tem diversos benefícios.

Banana: As bananas contêm altos níveis de tirosina, um aminoácido que é necessário para a produção de dopamina. Além disso, as bananas são ricas em carboidratos, que ajudam a liberar insulina e permitir que a tirosina seja absorvida mais facilmente pelo cérebro.

Exercícios físicos: a prática regular é uma das melhores maneiras de aumentar a liberação de endorfina no corpo. Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo, são especialmente eficazes. Massagem: pode ajudar a aumentar a liberação de endorfina no corpo, reduzindo a dor e promovendo a sensação de relaxamento.

A liberação ocorre pela estimulação da célula nervosa e o neurotransmissor passa para o espaço sináptico por meio da exocitose. No organismo, a dopamina é liberada durante a prática de exercícios, meditação, o ato sexual e mesmo quando estamos comendo algo apetitoso.

Consuma probióticos
Isso porque uma boa flora intestinal, com bactérias benéficas para o nosso corpo, pode produzir vários neurotransmissores, inclusive a dopamina! Então, inserir probióticos na sua rotina, aumentando as bactérias boas no intestino, pode ajudar no aumento de dopamina.

A dopamina e a noradrenalina, de acordo com a nutricionista, são produzidas com auxílio de outro aminoácido, que é a tirosina, cuja fontes são as leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja; as oleaginosas, como castanha, amendoim e nozes; peixes, carnes magras, leite desnatado e derivados.

O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. O sexo também. Outra maneira de aumentar a ocitocina é ter relações profundas de amizade, onde existam confiança e amor.