O que é o hormônio do sono?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo próprio organismo, mais especificamente na glândula pineal, localizada no cérebro, que ajuda a definir o ciclo circadiano – o “relógio biológico” de aproximadamente 24 horas que informa ao corpo quando é hora de dormir e de acordar, sincronizando as funções ...

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, uma estrutura que fica bem no centro do cérebro. A escuridão faz com que essa glândula comece a produzir melatonina, enquanto a luz faz com que essa produção pare.

A nutróloga recomenda alguns alimentos que, se ingeridos antes de dormir, podem ser benéficos para o sono e para a produção de melatonina, mas devem ser consumidos com moderação. Você pode fazer combinações variadas desses alimentos: Nozes, castanhas, amêndoas. Frutas como kiwi, banana, ameixa seco e morango.

melatonina

A melatonina controla os padrões de sono e diz ao seu corpo quando dormir. O hormônio do crescimento humano é liberado durante as horas de sono profundo, o que é vital para o crescimento e reparo das células.

A melatonina é produzida pela glândula pineal, sintetizada a partir do triptofano e derivada da serotonina. Seu padrão de secreção é o mesmo tanto para animais de hábitos noturnos como para os diurnos, e seu pico de produção acontece durante a noite. A iluminação noturna pode bloquear a produção de melatonina.

Em geral, a maioria das pessoas pode tomar melatonina, mas há algumas exceções: gestantes, lactantes, crianças e pessoas cujo trabalho requer atenção constante devem evitar o uso do medicamento. Além disso, pacientes com distúrbio autoimune, convulsão ou depressão também devem evitá-lo.

Ovos. Grandes quantidades de melatonina já foram medidas em ovos. Eles têm maior teor de melatonina do que a carne e outros alimentos de origem animal, segundo pesquisa de 2017 publicada no periódico Nutrients.

Nozes, sementes de linhaça, sementes de abóbora, e sementes de girassol contém os mais altos níveis do sedativo natural.

Cereja. A cereja não é apenas decorativa durante as festas de final de ano, ela é também excelente reguladora do sono. Além de ser fonte natural de melatonina, a fruta vermelha também é rica em triptofano, um aminoácido que beneficia o sono e demais vitaminas e minerais.

A deficiência desse hormônio pode causar insônia, dificuldade para adormecer e noites de sono sem qualidade, o que compromete a saúde do organismo. Para auxiliar nisso, suplemento de melatonina, como o da Vitamine-se, é um composto fabricado a fim de incentivar a produção desse hormônio.

MELAT - MELATONINA SÉRICA. Para amostra noturna a coleta deve ser realizada entre 0:00 e 4:00 horas. Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco.

Manter um diário do sono, desligar todas as telas, praticar meditação, mudar de quarto: conheça diferentes táticas para voltar a sonhar

  1. O que a ciência diz sobre os remédios naturais para dormir.
  2. Compartilhar a cama com parceiro traz benefícios para o sono, diz estudo.

Melaton Tea

O Melaton Tea é o resultado da fusão de sete ingredientes com propriedades calmantes naturais, incluindo a melatonina, hormônio secretado pela glândula pineal e que só é gerada no escuro e sob as condições certas do organismo, ou seja, sem altos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Entre as 9 e 10 horas da noite começa a haver uma elevação cumulativa dos níveis noturnos de melatonina, chegando ao seu ponto máximo entre meia noite e uma hora da manhã. Assim, neste horário é quando a pineal começa a desligar, ou seja, começa a dormir.

A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso organismo, mais precisamente na glândula pineal, que fica no nosso cérebro. Ela é liberada no início da noite, quando cai a iluminação natural, porém tem um pico de produção maior algumas horas após o anoitecer e ajuda a promover o início do sono.

Por falta de evidências científicas, no Brasil, a melatonina só podia ser comprada em farmácias de manipulação, com receita médica —diferentemente dos EUA, onde a substância é vendida livremente como suplemento que ajuda a dormir (efeito até o momento não comprovado).