Como fica o corpo de quem tem psoríase?
Pode ocorrer em todas as partes do corpo ou em áreas específicas, como mãos, pés ou dedos (chamada de psoríase palmoplantar). Geralmente, se desenvolve rápido, com bolhas de pus que aparecem poucas horas depois de a pele tornar-se vermelha.
Como fica o corpo de uma pessoa que tem psoríase
Surge de repente com dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou nas grandes articulações como a do joelho; – Psoríase Pustulosa: aparecem lesões com pus nos pés e nas mãos (forma localizada) ou espalhadas pelo corpo; – Psoríase Palmo-Plantar: as lesões aparecem como fissuras nas palmas das mãos e solas dos pés.
Quais são os primeiros sinais de psoríase
Sintomas
- Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;
- Pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós lesões;
- Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento;
- Coceira, queimação e dor;
- Unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes;
- Inchaço e rigidez nas articulações.
Quando a psoríase ataca
Normalmente, a psoríase se manifesta entre os 15 e 35 anos. As manifestações da psoríase podem ser desencadeadas e pioradas por fatores externos, como estresse, sol, obesidade, tabagismo, alcoolismo, infecção e medicamentos. A psoríase se manifesta principalmente por meio da inflamação da pele.
O que pode ser confundido com psoríase
Por conta de seus sintomas, a psoríase pode ser confundida com outras doenças de pele como eczema, dermatite, pitiríase rósea, sífilis secundária e até mesmo ceratose.
Em que regiões do corpo é mais comum surgir a psoríase
São mais comuns nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, região lombar e cicatriz umbilical, mas podem atingir qualquer parte do corpo, inclusive genitais.
Que exame detecta psoríase
Diagnóstico. O diagnóstico da psoríase é feito basicamente através de um bom exame da pele, das unhas e do couro cabeludo. Em alguns casos, o dermatologista pode achar necessário realizar uma biópsia da pele lesionada para chegar ao diagnóstico final.
Onde a psoríase ataca
Ela pode atingir todas as regiões do corpo ou áreas menores, surgindo como psoríase nos pés, nos dedos ou nas mãos. Seu desenvolvimento é célere. Ou seja, as bolhas surgem poucas horas após o avermelhamento da pele. Em geral, essas bolhas secam em um ou dois dias, mas podem aparecer novamente durante algumas semanas.
O que uma pessoa com psoríase não pode fazer
Carnes vermelhas e frituras
As carnes vermelhas são responsáveis por favorecer a inflamação e aumentar as chances de desencadear a psoríase por conta da gordura saturada e do colesterol. Por isso, a ingestão de carnes gordurosas deve ser evitada.
O que acelera a psoríase
estresse, excesso de trabalho ou trauma emocional. roupas que esfregam na pele. alguns medicamentos comuns, incluindo betabloqueadores, anti-inflamatórios não esteroides (ibuprofeno, diclofenaco, etc.), lítio e tratamentos para malária. infecções (geralmente infecções no nariz e na garganta)
Quais as sequelas da psoríase
“Formas graves de psoríase levam a um processo inflamatório crônico que tem impacto na saúde geral do doente, incluindo cardiovascular, pulmonar, renal, entre outros”, afirma o dermatologista. “As formas que pegam as articulações são especialmente graves por deixar sequelas.”
Como acabar de vez com a psoríase
Psoríase não tem cura, tem tratamento. Não há como prevenir a doença, embora seja possível controlar a reincidência. Casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol.
Como saber se tenho psoríase ou dermatite
Entre dermatite e psoríase, as manchas da última apresentam mais nitidez e definição do que as da primeira. São em geral placas grossas e secas, com descamação característica. Na psoríase, há a sensação de queimação na pele, o que não ocorre na dermatite, onde a coceira predomina.