Quais os alimentos que agravam a eclâmpsia?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Por isso, evite o consumo de alimentos ultraprocessados como sopas em pó, temperos e caldos em tabletes, hambúrguer e embutidos, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, biscoitos/bolachas, doces e guloseimas.

Alimentos ultraprocessados
Esses alimentos aumentam o risco de ganho de peso gestacional excessivo, que pode contribuir para doenças como diabetes gestacional, pressão alta e pré-eclâmpsia. Estamos falando de refrigerantes, sucos em pó, macarrão instantâneo, salsicha, mortadela, calabresa e biscoitos recheados.

O que pode causar eclâmpsia na gravidez? Quando a gestante é diagnosticada com pressão alta antes da gravidez, ou nas primeiras semanas de gestação, classificamos com doença hipertensiva crônica, que deve ser acompanhada e tratada durante o pré-natal pois aumenta o risco de pré-eclâmpsia.

Portanto para evitar que a doença ocorra e importante realizar o rastreamento precoce (entre 11 e 14 semanas de gestação) e iniciar muito precocemente o uso da aspirina.

Triche, do centro médico de Yale em Connecticut, mostra que o doce pode ajudar a retardar ou até evitar o aparecimento da pré-eclâmpsia, quadro caracterizado por hipertensão, retenção de líquidos e presença de proteína na urina durante a gestação.

Tome cuidado com o sal
Por isso, evite o consumo de alimentos ultraprocessados como sopas em pó, temperos e caldos em tabletes, hambúrguer e embutidos, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, biscoitos/bolachas, doces e guloseimas.

7 alimentos que podem diminuir sua pressão arterial

  1. Bananas. As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão. ...
  2. Frutas cítricas. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Salmão. ...
  5. Semente de abóbora. ...
  6. Melancia. ...
  7. Aveia.

Além disso, se a pré-eclâmpsia evoluir para a eclâmpsia, a pressão arterial sobe demais, colocando mãe e bebê em grande risco. A eclâmpsia pode causar convulsões, que podem levar ao coma e até ser fatais.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

A dieta para pressão alta na gravidez deve ser pobre em sal, rica em ácido fólico, pois tem ação vasodilatadora, ajudando a baixar a pressão arterial, e rica em água, para evitar o acúmulo de líquidos e aliviar a pressão dentro dos vasos.