Quais são os movimentos que uma grávida não pode fazer?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Alguns exemplos de exercícios que devem ser evitados:

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

Se estiver tudo bem com sua gestação, fisiologicamente falando, não há problema nenhum em se agachar em qualquer momento da gestação, não vai fazer o bebê nascer antes da hora.

O obstetra deverá orientar a gestante de que posições sexuais mais ousadas ou “acrobáticas” não são recomendadas. Não é a relação em si, mas são os movimentos bruscos, exagerados ou traumáticos que podem causar risco à gestação e ao feto. Como por exemplo um tombo da cama, um trauma violento na barriga.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

De lado (direito)
Assim como a posição de barriga para cima, essa pode também comprimir a veia cava da oxigenação. Pode trazer mal estar para mãe, e, ocasionalmente algum prejuízo para a oxigenação do bebê. Por isso, esta é uma posição a ser evitada, mas não abolida.

Se for volumoso ou persistente, se apresenta coágulos, se está associado à dor abdominal ou pélvica, ou a contrações uterinas frequentes e intensas, ou se isto acontece em mulheres que já tiveram um aborto espontâneo, a gestante deve procurar imediatamente o seu médico.

A gestante agora deve cuidar para não se abaixar a toda hora e não pegar peso. Além disso, o seu senso de equilíbrio está alterado e, por isso, ela pode se desequilibrar e cair. Portanto, é recomendável deixar essas tarefas para a família. Também deve evitar ficar de pé muito tempo.

Confira dicas básicas do dia-a-dia que podem auxiliar as gestantes: – Levantar da cama: Não se deve levantar da cama com a barriga pra cima; o correto é virar-se de lado primeiro e utilizar os braços como apoio, levando as pernas para fora da cama.

Ovos e molhos à base de ovos crus, peixes crus e carnes malpassadas não devem ser consumidos por causa do risco de contaminação por salmonela (ovos) e bactéria listeria (carnes e peixes), o que favorece a ocorrência de aborto ou parto prematuro; o consumo de proteínas cruas ou malpassadas também está associado à ...

Quais os Sinais de Sofrimento Fetal?

  • Diminuição dos Movimentos Fetais. ...
  • Sangramento Vaginal. ...
  • Presença de Mecônio na Bolsa de Água. ...
  • Cãibras Abdominais Fortes. ...
  • Alteração do Crescimento do Feto. ...
  • Ausculta.

As doenças mais comuns que ocorrem no período de gravidez são: anemia, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, vaginose bacteriana, infecção urinária, rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose, tireoidite e sarampo.

Ficar em pé durante longos períodos e fazer esforço por muitas horas seguidas na gravidez pode afetar o crescimento do feto, apontou um estudo publicado este mês no site Occupational and Environmental Medicine.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.