O que causa eczema nas pernas?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

O eczema atópico tem origem hereditária e de fatores externos. A inflamação que provoca o eczema atópico é uma resposta do sistema imunológico. Não se sabe exatamente por que ela ocorre, mas a suspeita é que seja uma mistura de fatores genéticos e externos. O eczema também tem relação com a asma e a rinite alérgica.

Também conhecido como dermatite atópica, o eczema atópico é o tipo mais comum na população. Ele é desencadeado por uma reação alérgica do indivíduo, gerando sinais de vermelhidão e coceira. Normalmente, é comum que este problema esteja ligado à presença de outras doenças como asma, rinite e bronquite.

Ela surge por lesão direta da pele após contato com substâncias irritantes, tais como ácidos, solventes, ou detergentes, ou por reação alérgica após contato com algum alérgeno, tipo bijuterias, látex ou hena.

Eczema é a inflamação da pele com sintomas de coceira, vermelhidão e descamação.

Eczemas ligeiros respondem habitualmente a corticosteroides em creme e anti-histamínicos orais prescritos pelo dermatologista. Eczemas mais graves podem requerer tratamento com corticoides orais ou injetáveis, outros anti-inflamatórios e agentes imunomoduladores.

Não há cura para o eczema e o tratamento é voltado para evitar infecções na pele e diminuir as chances de manifestação das alergias. Para controlar os surtos de sinais e sintomas, o médico pode prescrever pomadas a base de corticoides, antialérgicos para prevenir a coceira e, em casos mais graves, medicamentos orais.

Bepanthene Eczema pode ser aplicado nas zonas afetadas pelo eczema atópico ou dermatite atópica várias vezes ao dia, sempre que necessário. Está indicado para toda a família (bebés, crianças e adultos), incluindo durante a gravidez e amamentação.

Todos os eczemas podem evoluir em 3 fases, relacionadas ao processo inflamatório: aguda ou exsudativa onde predomina eritema e vesícula; subaguda com prevalência de crostas e crônica ou seca, com predomínio das escamas e liquenificação.

Estudos clínicos mostram que pessoas com eczema que tomam probiótico diariamente podem ver uma redução na severidade da doença. Óleo de peixe, que é rico em ácidos graxos ômega-3, pode ajudar a reconstruir a pele e combater inflamações.

Quando as vermelhidões atingem essencialmente o couro cabeludo e o rosto, a dermatite seborreica poderia ser confundida com um eczema. A dermatite seborreica, são as famosas “crostas de leite” no bebé, diferente de um eczema, embora as suas placas também possam fazer comichão.

Para os dermatologistas, os três tipos de eczema são, na verdade, chamados de "dermatite": dermatite atópica (comumente chamada de eczema atópico), dermatite de contato irritativa (eczema de contato irritativo) e dermatite de contato alérgica (eczema de contato alérgico).