Qual é o melhor antibiótico para dermatite?

Perguntado por: dhipolito . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

O tratamento da dermatite perioral é suspender pasta de dente fluorada e corticoides tópicos (se estiverem sendo usados) e então utilizar antibióticos tópicos (p. ex., eritromicina a 2% ou metronidazol a 0,75% em gel ou creme 2 vezes ao dia).

Nas formas graves da dermatite perioral ou quando não responde aos cremes tópicos, deve-se fazer um tratamento sistêmico com antibiótico oral. As drogas de escolha são doxiciclina (ou tetraciclina) e minociclina. Em formas não responsivas e granulomatosas, a isotretinoína oral pode ser considerada.

Banhos curtos e com água morna
Em vez disso, opte por banhos mais frios, que ajudam a aliviar a coceira e preservam a barreira de proteção da pele. Os banhos com água fria têm várias vantagens para a pele. A água fria pode aliviar a coceira e a inflamação na pele, especialmente em casos de dermatite atópica.

Antifúngicos tópicos: cetoconazol 2% creme – é a primeira escolha para tratamento de lesões na face e corpo. Pode ser utilizados 2 vezes ao dia por 4 semanas.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Medidas simples, como banhos rápidos de imersão em água morna e aplicar hidratante logo depois, ajudam a diminuir o desconforto dos sintomas da dermatite atópica.

Além disso, o médico pode prescrever medicamentos para aliviar os sintomas da dermatite, como cremes com corticosteroides, anti-histamínicos ou medicamentos tópicos que ajudam a reduzir a inflamação. Em alguns casos, pode ser necessário tomar medicamentos por via oral ou por injeção.

Calcort 6mg, caixa com 20 comprimidos
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO.

Dupixent foi mais eficaz do que o placebo (um tratamento simulado) na redução da extensão e da gravidade da dermatite atópica em 3 estudos principais em doentes com doença moderada a grave.

Polaramine é destinado para alergia, prurido, rinite alérgica, urticária, picada de inseto, conjuntivite alérgica, dermatite atópica (um tipo de inflamação na pele) e eczemas alérgicos (dermatite).

Dermatite grave pode causar infecções
As complicações são mais comuns nos pacientes em que a dermatite está em estágio grave. Uma delas é a neurodermatite, que apresenta inicialmente sintomas parecidos com a dermatite, mas a intensa coceira agrava os sintomas, gerando um problema cíclico.

Em crianças maiores e em adultos, as lesões localizam-se menos no rosto e mais nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelo, atrás do joelho, mãos e tornozelos.

A bula do medicamento informa que a indicação de uso para a cefalexina é no tratamento de sinusites bacterianas, infecções do trato respiratório, otite média, infecções da pele e dos tecidos moles, infecções ósseas, infecções do trato geniturinário e infecções dentárias, quando causadas por determinados gêneros e ...

Trok-n Creme 30g.