Como despertar endorfina no cérebro?

Perguntado por: ocorte . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Exercícios físicos: a prática regular é uma das melhores maneiras de aumentar a liberação de endorfina no corpo. Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo, são especialmente eficazes. Massagem: pode ajudar a aumentar a liberação de endorfina no corpo, reduzindo a dor e promovendo a sensação de relaxamento.

Você pode fazer exercícios aeróbicos, como corrida ou caminhada rápida, fazer calistenia ou exercícios em casa etc. As opções são muitas, e os benefícios mais ainda, pois, além de liberar endorfina, também liberam dopamina e serotonina, que são outras substâncias ligadas ao bem-estar.

É o neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. A ausência dessa substância no cérebro pode causar de mau humor a depressão. É liberada no organismo como um analgésico diante das situações de dificuldades, como dor e estresse, com o objetivo de amenizá-los.

O Endorfeel nutri é indicado para o tratamento de depressão leve, obesidade e tensão pré-menstrual, cansaço mental devido ao estresse diário. Endorfeel Nutri é composto de Flor de Sal e Padina pavonica que promove liberação de endorfinas, como também a amplificação de sua atividade na pele e organismo.

Meia hora da atividade já é suficiente para ativar os sensores de prazer localizados no cérebro e fazer com que o corpo comece a liberar uma série de hormônios, como a serotonina e a endorfina. Dá para eliminar até 150 calorias ao sair pra dar uma voltinha de 30 minutos no quarteirão.

Um programa em boa companhia tem potencial para liberar endorfina no organismo. Isso ocorre porque as interações sociais positivas estimulam a liberação de serotonina, atuando na mesma área do cérebro ligada ao efeito de drogas. Chocolate, pimenta, aveia, alface e sementes de abóbora e girassol.

Meditar; Ter uma boa noite de sono; Ter uma alimentação balanceada e saudável; optando por alimentos específicos que auxiliam a produção desses hormônios, como abacate, ovos, nozes, abacaxi e espinafre; Viver ao lado de pessoas que amamos.

Ou seja: é possível liberar a endorfina de diversas formas.¹ Essas são algumas delas:

  1. Atividade física. ...
  2. Comer chocolates. ...
  3. Relembrar bons momentos. ...
  4. Dar gargalhadas.

Como dito anteriormente, a endorfina é um neuro-hormônio, ou seja, trata-se de uma substância natural, produzida pela glândula hipófise, presente no nosso cérebro. Sua principal função é inibir a irritação e o estresse, contribuindo para a sensação de satisfação, bem-estar e de felicidade dos seres humanos.

No entanto, existem algumas formas de estimular a produção de endorfinas, como praticar atividades físicas, ter contato íntimo, comer chocolate ou estar entre amigos, que são atividades que levam à liberação de endorfina no sangue, aumentando a sensação de bem estar e prazer.

Os principais nutrientes que trazem bom humor são o aminoácido triptofano, carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos. Mas não adianta consumir apenas alimentos com esse tipo de substâncias.

serotonina

A serotonina desempenha um papel fundamental em funções corporais como humor, sono, apetite, ansiedade, digestão, coagulação do sangue, entre outras.

No geral, os alimentos ricos em triptofano (aminoácido que aumenta a produção de serotonina no sistema nervoso central) são os melhores para quem deseja aumentar os índices do “hormônio da felicidade”.