Onde encontramos endorfina?

Perguntado por: onobrega7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Alguns alimentos, além de saudáveis, podem estimular a produção de endorfina. Entre eles estão as fontes de proteína, como carnes, ovos, leites e seus derivados. Além disso, eles possuem serotonina, outro neurotransmissor que eleva as sensações de prazer e bem-estar.

Ou seja: é possível liberar a endorfina de diversas formas.¹ Essas são algumas delas:

  • Atividade física. ...
  • Comer chocolates. ...
  • Relembrar bons momentos. ...
  • Dar gargalhadas.

A endorfina é um dos hormônios que leva ao alívio de tensões musculares, promove o controle da dor e é responsável por fazer com que a experiência da atividade física se torne mais prazerosa. Quem pratica exercícios com regularidade garante a produção contínua da substância.

Como liberar endorfina: 6 formas naturais de liberar mais endorfina

  1. Faça exercício físico. Se exercitar já é muito conhecido pelos seus diversos benefícios, como a melhora do humor e a redução de sintomas de depressão e ansiedade. ...
  2. Coma chocolate. ...
  3. Dê risada. ...
  4. Faça sexo. ...
  5. Pratique a gratidão. ...
  6. Cuide da sua saúde mental.

Dar risada. Um ato simples, como uma boa gargalhada, pode liberar uma enxurrada de hormônios em nosso organismo, como endorfinas, dopamina e serotonina, responsáveis por promover uma sensação geral de bem-estar.

No entanto, existem algumas formas de estimular a produção de endorfinas, como praticar atividades físicas, ter contato íntimo, comer chocolate ou estar entre amigos, que são atividades que levam à liberação de endorfina no sangue, aumentando a sensação de bem estar e prazer.

É o neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. A ausência dessa substância no cérebro pode causar de mau humor a depressão. É liberada no organismo como um analgésico diante das situações de dificuldades, como dor e estresse, com o objetivo de amenizá-los.

O hormônio dopamina ajuda a combater a fadiga, apatia, falta de entusiasmo, dificuldades de concentração, perda de memória e mau humor. Como se não bastasse, melhora a interação social, a autoestima e qualidade do sono. Demais, né? A dopamina realmente é uma poderosa aliada do bem-estar e da felicidade.

Também chamado de “Quarteto da Felicidade”, estes neurotransmissores são: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.

Mas, além do chocolate, outros alimentos também podem estimular a sensação de felicidade. Muitas frutas também possuem estimulantes de serotonina em sua composição, como a banana, abacate, abacaxi e laranja.

Entre eles, os 4 hormônios da felicidade mais falados são:

  • Serotonina.
  • Endorfina.
  • Oxitocina.
  • Dopamina.

É o “hormônio do prazer”. Tem um poder de analgésico, causando uma sensação euforizante. Está intrinsecamente ligada à prática de atividade física. Além disso, cantar, dançar, cultivar pensamentos positivos, relembrar bons momentos, dormir bem, tomar sol, sair com os amigos também ajudam a liberar a endorfina.

Um programa em boa companhia tem potencial para liberar endorfina no organismo. Isso ocorre porque as interações sociais positivas estimulam a liberação de serotonina, atuando na mesma área do cérebro ligada ao efeito de drogas. Chocolate, pimenta, aveia, alface e sementes de abóbora e girassol.

Praticar atividades físicas regularmente
A endorfina é responsável por relaxar o corpo e a mente, devido a produção pelas glândulas hipófise, que proporcionam sensações de alegria, bom humor, bem-estar e até mesmo auxilia a combater o cansaço e dores físicas.

Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal. Atividade sexual, tomar sol e receber afeto também estimulam a produção de serotonina.