Como ativar o hormônio do amor?

Perguntado por: iespinosa . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 7 votos

A produção de ocitocina pode ser impulsionada pela ingestão de alimentos que forneçam os aminoácidos essenciais da fórmula do hormônio.

O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. O sexo também. Outra maneira de aumentar a ocitocina é ter relações profundas de amizade, onde existam confiança e amor.

Estudos indicam que a ocitocina é aumentada através do contato físico, abraços, massagem, atividade física, contato sexual, e atividades como canto e leitura.

O contato físico na forma de abraços, massagem, cafuné e carinhos estimulam a produção de ocitocina, e é uma das causas do bem estar quando é realizado. O contato íntimo entre parceiros também é uma forma de aumentar a produção deste hormônio, já que ele é fundamental para a sensação de prazer nestes momentos.

oxitocina

A oxitocina é um hormônio peptídico, um neuropeptídeo, normalmente produzido no hipotálamo. É conhecido como o “hormônio do carinho”.

A meditação é outra forma de gerar esses hormônios, pois ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, fatores que inibem a produção dos hormônios do amor. O sexo também é muito benéfico, pois aumenta a produção de oxitocina, que é um hormônio que produz sentimentos de afeto e atração.

Descubra quais são os principais hormônios masculinos

  • Melatonina. A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, que está situada no cérebro e tem como função regular o ciclo do sono e o relógio biológico. ...
  • Serotonina. ...
  • Testosterona. ...
  • Tiroxina 4. ...
  • Ocitocina.

Reações adversas da Ocitocina Sintética
Isso pois o mal uso pode causar até mesmo ruptura do útero. As reações mais comuns ao uso de ocitocina sintética são dor de cabeça, taquicardia, náusea e vômitos. A ocitocina sintética é um remédio como qualquer outra. Por isso, deve-se consultar um médico antes.

Apesar de ser produzida naturalmente pelo corpo, a oxitocina também existe na forma sintética e é vendida sob receita com o nome Pitocina. Em alguns casos, a injeção de ocitocina é utilizada sob a supervisão médica, para iniciar ou fortalecer as contrações durante o parto.

4 hormônios do amor e os seus efeitos no corpo humano

  1. Dopamina. A dopamina é um neurotransmissor associado à recompensa e ao prazer. ...
  2. Oxitocina. A oxitocina é conhecida como o “hormônio do amor” e desempenha um papel fundamental na criação de laços afetivos e na intimidade emocional. ...
  3. Serotonina. ...
  4. Endorfinas.

2°Fase: envolve os sentimentos de prazer e de bem estar e estão envolvidos 4 agentes principais, são eles: noradrenalina, dopamina, serotonina e endorfinas. A 3° e ultima Fase: ocorre a liberação de oxitocina que é responsável pela ligação social e formação de laços entre os mamíferos.

Para a ocitocina esse tempo gira em torno de 10 a 20 minutos, mas a quantidade de hormônio restante no seu corpo depois desse tempo vai depender da quantidade liberada ou da dose, caso seja usada como medicamento.

Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

A ocitocina e a vasopressina estão presentes em diferentes quantidades em homens e mulheres e auxiliam nas nossas sensações amorosas. A oxitocina interage com o hormônio sexual estrogênio, sendo responsável pela sensação de prazer depois do ato sexual.

“Hormônio do amor”, ocitocina pode ter potencial de regenerar o coração, diz estudo. A ocitocina é um hormônio produzido no cérebro conhecido pela sua capacidade de gerar sentimentos de prazer e promover laços sociais.