O que é constelação familiar é feita por um psicólogo?

Perguntado por: gpereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

O que é a Constelação Familiar? A Constelação Familiar é uma forma de terapia, não reconhecida pela Psicologia, que procura identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.

O Conselho Federal de Psicologia emitiu a NOTA TÉCNICA CFP Nº 1/2023 repudiando o uso das Constelações Familiares. Afirmou se tratar de prática que invisibiliza a violência doméstica, viola a Lei Maria da Penha, o ECA, e constitui infração disciplinar no exercício da profissão.

A constelação familiar gratuita é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

Ela consiste em uma forma de terapia, em grupo ou individual, onde você passa a perceber uma dificuldade emocional por uma perspectiva mais ampla. Você pode perceber, assim, como as influências vindas de pais, avós, bisavós, chegam até você.

A constelação familiar é um trabalho/ferramenta que ajuda o ser humano a se reconciliar com seus ancestrais e compreender seu papel em meio à família. Assim, como consequência de transformação das atitudes e compreensão aprofundada, também é possível trabalhar com questões como dinheiro, relações, sexo, entre outros.

Além da falta de comprovação científica sobre sua eficácia enquanto método psicoterapêutico, o uso da técnica das constelações familiares nas varas de família e violência doméstica pode ser contraproducente, pois ao olhar para o passado e para os comportamentos que se repetem em determinada família, atribuindo a forças ...

O que acontece em uma sessão de Constelação Familiar? Mais do que terapia, a constelação familiar é um trabalho que busca a reconciliação com todos os antepassados e também suas questões excluídas (dinheiro, sexo, amor, etc.) para que nós não precisemos repetir padrões de sofrimento e escassez.

A duração da sessão é em torno de 1 hora.

Na constelação individual, o terapeuta e o cliente estão sozinhos. Contudo, as representações ainda são necessárias. Elas podem ser feitas com bonecos, desenhos, pedras coloridas… Assim, o que importa é o cliente entender as representações e as dinâmicas entre elas.

A constelação atua no campo morfogenético (memória familiar), o que significa dizer que a constelação influencia todos que fazem parte da família. Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer após o trabalho da constelação.

Pessoas que aplicam a constelação familiar dizem que uma única sessão é suficiente para ter resultados satisfatórios.

A Constelação Familiar é muito confundida com algo religioso, porém nada tem a ver com religião. É uma técnica terapêutica brevíssima de cunho científico, é um método fenomenológico, que olha para as questões do cliente como sistêmicas. Isso quer dizer que a maioria dos problemas a origem é no sistema familiar.

Além disso, enquanto a Terapia Familiar Sistêmica trabalha com o sistema familiar como um todo e se concentra nas interações e padrões de comunicação, a Constelação Familiar busca revelar dinâmicas ocultas e lealdades inconscientes por meio de representações simbólicas do sistema familiar.

A constelação familiar estuda esse universo do amor familiar, nos ajudando a perceber o amor que emaranha e o amor que liberta, como transformar o amor emaranhado em um amor libertador, percepção de inclusão naquele sistema para que o amor aconteça.

se meteu e também pelo espiritismo e fundou esse negócio terapia sistema da família eu conversei com uma pessoa que entende profundamente nesse assunto e me deu essas. explicações então realmente algo que para nós católicos não é recomendar.