Como é feita a constelação familiar com bonecos?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

O constelando (quem traz o tema) irá escolher os bonecos que irão representar suas questões e posicionar em uma mesa giratória. O terapeuta irá ajudar o cliente a enxergar os padrões e reposiciona os bonecos. Com os bonecos, eu utilizo tarot com frases sistêmicas para ajudar no processo.

Na Constelação Familiar com bonecos o constelador é ao mesmo tempo representante + facilitador. Os bonecos funcionam só como âncoras. Sim, isto é possível. Poucas pessoas pensam nisso, mas na Constelação Familiar com bonecos o próprio facilitador é o representante-humano.

Na constelação familiar a pessoa expõe a situação ao psicólogo, como um problema com o filho, por exemplo. Então o profissional se centrará em informações importantes a respeito do entorno familiar,como doenças graves, mortes precoces, suicídios, casamentos, separações, número de irmãos e filhos, entre outros.

Além da falta de comprovação científica sobre sua eficácia enquanto método psicoterapêutico, o uso da técnica das constelações familiares nas varas de família e violência doméstica pode ser contraproducente, pois ao olhar para o passado e para os comportamentos que se repetem em determinada família, atribuindo a forças ...

A constelação atua no campo morfogenético (memória familiar), o que significa dizer que a constelação influencia todos que fazem parte da família. Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer após o trabalho da constelação.

Sozinho seria praticamente impossível conseguir lidar e perceber todo o conteúdo que vem à tona durante uma constelação. O campo da constelação é um campo de força que carrega a memória do clã familiar, inclusive de tudo que não foi assimilado e digerido por alguns membros do grupo.

Preço da Constelação Familiar
A Constelação Familiar tem um preço que varia muito, principalmente entre as cidades. Em São Paulo, é possível encontrar profissionais capacitados que façam por uma média que varia entre R$ 400 a R$ 1000.

Antes de abrir uma Constelação Familiar, o facilitador precisa perguntar para o cliente o que ele deseja trabalhar naquela sessão. O assunto precisa ser definido da forma mais objetiva possível, em duas ou três frases de preferência. Este sempre será o ponto de partida para este tipo de trabalho.

O que acontece em uma sessão de Constelação Familiar? Mais do que terapia, a constelação familiar é um trabalho que busca a reconciliação com todos os antepassados e também suas questões excluídas (dinheiro, sexo, amor, etc.) para que nós não precisemos repetir padrões de sofrimento e escassez.

Pessoas que aplicam a constelação familiar dizem que uma única sessão é suficiente para ter resultados satisfatórios.

Segundo a portaria citada, a constelação familiar é indicada “para todas as idades, classes sociais, e sem qualquer vínculo ou abordagem religiosa, podendo ser indicada para qualquer pessoa doente, em qualquer nível e qualquer idade, como por exemplo, bebês doentes são constelados através dos pais”.

A técnica é perigosa? A constelação familiar, assim como qualquer outra técnica holística e/ou terapia, não é perigosa. O que é perigoso são os profissionais não qualificados que existem em todas as profissões.

A duração da sessão é em torno de 1 hora.

Uma constelação pode atuar por meses com um efeito dominó.

A constelação familiar sistêmica mostra que a mãe é um caminho de cura. Ela é uma mulher bem comum, ainda que extraordinária, somou-se a um homem, este também comum e igualmente extraordinário para criar algo intimamente ligado com toda a força desse universo. Criou uma vida, algo somente alcançado através do amor.

QUANTAS VEZES EU PRECISO CONSTELAR? Cada constelação é única e revela aquilo que é prioritário no seu momento de vida. Sendo assim, não há um número certo ou obrigatório de constelações para cada pessoa.