Como tirar o nome do banco do documento do veículo?

Perguntado por: nibrahim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Nesse caso, cabe ao proprietário procurar a instituição financeira, comprovando o pagamento e pedindo que se faça o comunicado.

O cliente que deseja remover aquela informação deve procurar o Detran para gerar um novo documento do veículo. O importante é ter em mente que isso não altera em nada a legalidade do CRV ou do gravame.

Paga-se uma taxa de R$ 65,35 e é preciso levar o carro para vistoria e emissão de novo documento. A alteração é opcional.

Quando é leasing, depois de pagar as prestações do financiamento, o banco comunica a desalienação em até 10 dias corridos também.

Para realizar a baixa do gravame após ter realizado o pagamento da "dívida" junto à entidade financeira, o proprietário do veículo ou seu represetante legal deverá procurar o atendimento do Detran portando o CRV em branco para emissão de um novo com a observação sem reserva de domínio.

Após a quitação de um financiamento de carro ou imóvel é necessário registrar o termo da quitação, concedido pelo banco, no cartório. Dessa forma, o devedor formaliza que é o atual proprietário do bem, antes alienado ao banco.

A baixa do Gravame junto ao Detran. SP é de responsabilidade da instituição financeira responsável pelo contrato (de financiamento, de leasing, etc.)

E se, apesar da retomada do carro, ainda existir a dívida? Ainda que o carro seja tomado pelo banco, isso não significa automaticamente que a dívida tenha sido quitada. A retomada do bem serve apenas como forma de cobrir os valores devidos pelo cliente, e não como extinção imediata da dívida.

Documentos necessários

  • Termo de Responsabilidade. O Termo de Responsabilidade deve estar em papel timbrado.
  • Credencial do despachante.
  • CPF - Cadastro de Pessoa Física. ...
  • Carteira de Identidade. ...
  • Documentação do Proprietário do Veículo.
  • CRV - Certificado de Registro de Veículo. ...
  • Comprovante de Residência.

Para dar baixa no gravame após a quitação do veículo, é necessário pagar uma taxa de aproximadamente R$181,00. Essa taxa é de responsabilidade do proprietário, por isso, se o seu veículo já está prestes a ser evitado, já separe essa quantia para retirar o gravame e não ter surpresas.

É de responsabilidade do banco ou instituição financeira informar ao Detran a quitação do contrato e extinção do vínculo deste com o veículo. Via de regra, ao concluir essa etapa a desalienação é lançada automaticamente no sistema do órgão de trânsito para que o veículo seja completamente liberado para venda.

Você pode alienar o veículo e conseguir até 90% do valor total dele, com taxas a partir de 1,49% ao mês.

Pode ser pela Central de Atendimento BB (4004-0001 e 0800-729-0001), no atendimento virtual pelo app BB, ou conversando com o seu gerente.

Sobretudo, caso o banco não realize a baixa ou negue realizá-lo, haverá a possibilidade de ingressar com uma ação judicial obrigando o banco a realizar tal procedimento, bem como a pagar eventual indenização.