Quem inventou o ovo de Páscoa?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa.

Os ovos de chocolate são derivados de uma tradição iniciada no século 12, na França, depois da volta de Luís VII. Depois de voltar da segunda Cruzada, ele foi recebido com festa e com vários produtos das terras exploradas, incluindo muitos ovos. A data da volta coincidiu com o jejum da Quaresma.

O professor Marcos Aurélio novamente nos ajuda a entender: "É por uma associação, digamos assim, do significado simbólico e não literal, não realista. Os dois são símbolos de renovação, de fertilidade, então eles acabaram vindo associados.

Atualmente, o chocolate como presente carrega um significado de amor, amizade e renovação, por isso sua presença na Páscoa se tornou tão marcante para várias culturas. Afinal, neste feriado todos esses valores são celebrados.

Um ovo é uma nova vida que está para nascer. Da mesma forma, a morte e a ressurreição de Jesus nos trazem a esperança de uma nova vida. Quando nos arrependemos e aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, os nossos pecados são todos apagados e o passado já não importa. É como nascer de novo, uma segunda chance.

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

No Brasil, o costume de associá-lo à ressurreição de Jesus teve início na década de 1910. Na ocasião, imigrantes alemães pintavam ovos à mão e os escondiam pela casa para as crianças encontrarem.

Assim como os humanos, os cães, os gatos e quase todos os mamíferos, o coelho não bota ovo. Pertencente à família dos leporídeos, da ordem dos lagomorfos, ele é vivíparo, isto é, animal em que o desenvolvimento do embrião ocorre no corpo da mãe, mais especificamente, em uma placenta.

O coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido à particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas. Está relacionado com a Páscoa por representar a esperança de vida na Ressurreição de Jesus Cristo.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).