O que significa a Sexta Santa?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Basicamente, a Sexta-Feira Santa é conhecida por ser o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu. Os cristãos referem-se a esse dia também como Sexta-Feira da Paixão, sendo que a palavra “paixão” advém do latim passio, que significa “sofrimento”.

O que dizem que aconteceu nesse dia? No dia da sexta-feira da Paixão, aconteceu a crucificação e morte de Jesus Cristo. Ele carregou a cruz por um longo trajeto e os soldados do Império Romano colocaram uma coroa de espinhos em Cristo. Ao finalizar o trajeto, ele foi morto e dois dias depois ressuscitado.

Sexta-Feira Santa
Paixão vem da palavra latina passio, que significa sofrimento. Na Sexta-Feira Santa se recordam os momentos mais difíceis dos últimos dias de Cristo, dos quais fazem parte o caminho para o Calvário (Via Sacra) e a crucificação.

A Sexta-Feira Santa é parte da Semana Santa, acontecendo dois dias antes do Domingo de Páscoa. Nesse dia, a tradição católica orienta que os fiéis abram mão do consumo de carne, especialmente da vermelha. Não ocorrem missas na Sexta-Feira Santa, mas uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo.

Sábado de Aleluia é uma celebração religiosa que comemora a espera pela ressurreição de Jesus após a crucificação (que é relembrada na sexta-feira santa). É o último dia da Semana Santa, que antecede a comemoração da Páscoa. No sábado de aleluia, é relembrado o dia que o corpo de Cristo ficou sepultado.

O quinto dia é marcado pela criação dos peixes para que se multipliquem e povoem a terra e os mares. No sexto dia, Deus diz à Terra para que ela crie os seres viventes de acordo com suas espécies.

Caso a pessoa coma uma carne que não seja peixe na Sexta-feira Santa, a opinião dos padres varia. Alguns acreditam que é um pecado, enquanto outros não. No entanto, é importante lembrar que a abstinência de carne é uma norma que favorece a espiritualidade e não está nos 10 mandamentos.

A Paixão de Jesus Cristo é um dos ciclos da Sua vida, o último. Nele se inserem todos os episódios que medeiam a Última Ceia e a morte na cruz. O termo "paixão" provém do latim passio, que indica sofrimento.

Para os cristãos, como mencionado, a Páscoa relaciona-se com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Dentro da tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.

Domingo de Ramos: Entrada triunfal de Cristo em Jerusalém
Este dia comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, no domingo antes de Sua morte. Antes de entrar em Jerusalém pela última vez, Jesus pediu a dois de Seus discípulos que Lhe trouxessem um jumento (ver Mateus 21:1–7).

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro. “Nesta época, a espiritualidade é muito forte e neste período as pessoas associam o dinheiro ao fato de Judas ter vendido Jesus.

Cores Litúrgicas: usa-se o preto na sexta-feira Santa, roxo-lilás no Sábado, amarelo (Cristo, o sol nascente) e branco no domingo da Ressurreição.