O que é um predicado da oração?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Predicado é o termo da oração que contém verbo e que, assim, indica algo sobre o sujeito.

O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele. Exemplo: Lúcia correu no final da semana passada.

O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal. A sintaxe é a parte da gramática que estuda a organização da oração.

Para identificar o predicado é bastante simples, afinal, ele é tudo que não é sujeito. O predicado é o único termo indispensável em uma oração, pois há casos em que oração não possui sujeito e outros em que o sujeito é indeterminado.

Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.

O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo no enunciado. Já o predicado corresponde ao próprio enunciado feito, composto de verbo, objeto e complementos. Quando a oração apresenta sujeito, o predicado está relacionado a ele.

Sujeito é um termo essencial da oração, aquele sobre o qual se declara alguma coisa. Já o predicado, outro termo essencial, é aquilo que se declara sobre o sujeito. O sujeito pode ser simples, composto, implícito ou indeterminado e pode estar antes ou depois do verbo, com o qual concorda.

► Predicado: O predicado é tudo aquilo que se fala a respeito do sujeito. ► Núcleo do predicado: É a palavra mais importante do predicado. ► Predicado verbal: Quando o núcleo do predicado é um verbo. ► Predicado nominal: Quando o núcleo do predicado é um nome (adjetivo ou substantivo).

Enquanto o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito, o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto.

O predicado nominal é um tipo de predicado que tem como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). Além disso, ele indica estado ou qualidade de algo, sendo formado por um verbo de ligação e o predicativo do sujeito.

Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.

Uma oração é dividida em duas partes: sujeito e predicado. Chamamos de predicado verbal quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal.