Onde nascem os rios?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Nascente: é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d'água. O ponto onde a água aflora é também chamado de olho d'água, mina, fonte, bica ou manancial; Leito: é o espaço ocupado pelas águas.

Uma nascente pode surgir a partir de chuvas, lagos, derretimento de geleiras ou através de aquíferos (formação geológica subterrânea capaz de armazenar água). Essa água é absorvida pelo solo e pode ficar bem perto ou a centenas de quilômetros de distância, no lençol subterrâneo.

Eles surgem principalmente devido à ação das águas da chuva. Parte delas se infiltra pelas áreas mais permeáveis e outra parte escorre pela superfície em direção aos terrenos mais baixos, formando pequenos filetes que, à medida que se juntam, criam fios maiores, pequenos riachos e, finalmente, rios.

As nascentes localizam-se em encostas ou depressões do terreno ou ainda no nível de base representado pelo curso d'água local; pode ser Page 2 2 perenes – de fluxo contínuo, temporárias – de fluxo apenas na estação chuvosa e efêmeras – surgem durante a chuva, permanecendo por apenas alguns dias ou horas.

Uma nascente pode surgir a partir de chuvas, lagos, derretimento de geleiras ou então serem oriundas de aquíferos. A água desses reservatórios subterrâneos, é proveniente da chuva, que passa pelos poros do solo e das rochas, até ficar acumulada em uma camada menos permeável, dando origem às nascentes como conhecemos.

Nascente (cabeceira): local onde o rio nasce, situado sempre em um ponto mais elevado do terreno. Foz (desembocadura): ponto onde o rio termina, geralmente desaguando no mar, lago ou outro rio. Curso: caminho que o rio percorre da nascente até a foz.

A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas, como a da Terra aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás, esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.

Leito: é caminho percorrido pelo rio, isto é, o local por onde fluem as águas; Não pare agora...

Nascente é o começo do curso de água e o fim do curso é chamado de foz, sendo que um curso de água corre de montante para jusante.

Você já ouviu falar em estuários? Eles são uma zona de transição entre o rio e o mar. O estuário é um corpo de água costeira parcialmente fechado, onde a água salgada é diluída com água doce. Logo, eles são essenciais para o encontro das águas.

Com a geografia marcada por planaltos, o bioma abriga diversas nascentes e importantes áreas de recarga hídrica, desempenhando um papel fundamental para as principais bacias hidrográficas brasileiras e sul-americanas. Por esse motivo, é denominado como “berço das águas” ou a “caixa d'água do Brasil”.

A água doce potável que sai do filtro de barro ou da nascente de um rio não tem nada de puro. Ela é repleta de microorganismos inofensivos, bem como íons (isto é, átomos ou moléculas com carga elétrica) essenciais para a manutenção de processos bioquímicos realizados pelo corpo.