Como é feito o reúso da água?

Perguntado por: lAvila9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico.

Reúso direto: O reuso direto da água ocorre de forma planejada, sendo realizados tratamentos prévios e direcionado a água de seu ponto de descarte diretamente até o local de reuso, para algum uso em específico, sem ser liberada no meio ambiente.

Neste sistema, parte da água descartada pela residência, que cairia no sistema de esgoto, é captada. Nem todos os rejeitos são reutilizados, mas é possível reaproveitar até 80% deles. Após passar por um tratamento, a água é armazenada e, posteriormente, direcionada para um sistema de abastecimento da residência.

Aplicações da água de reuso
Mas antes de explicitar as possibilidades, é preciso ressaltar que a água de reuso não é água potável, e, portanto, não pode ser utilizada para consumo humano ou irrigação de hortas, pois possui qualidade inferior – apesar de ser tratada.

Existem dois tipos principais de reúso: o indireto e o direto. O reúso indireto é aquele em que a água é utilizada pelo homem e liberada novamente nos corpos hídricos sem ou com tratamento prévio. O reúso direto, por sua vez, é o uso planejado da água residuária.

Além de sustentável, a água de reúso é uma opção econômica. Enquanto o preço da água potável, fornecida pela Cesan para empresas, tem o custo de R$ 9,78 por cada mil litros de água, ao optar pela água de reúso, o valor pode cair para até R$ 1,90 por mil litros, representando uma economia significativa.

A grande vantagem da utilização da água de reúso é a de preservar água potável exclusivamente para atendimento de necessidades que exigem a sua potabilidade, como para o abastecimento humano. Entre outras vantagens estão a redução do volume de esgoto descartado e a redução dos custos com água, luz e esgoto.

A cisterna é uma forma sustentável de economizar a água encanada por meio da reutilização da água da chuva, que é coletada e armazenada em um ambiente fechado, livre de bactérias e de outros agentes externos até o momento do uso.

Ao reutilizar um produto, você pode aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, etc.

Conheça algumas possibilidades de utilização de água de chuva e água de reuso: 1) Irrigação paisagística; 2) Irrigação de campos para cultivos; 3) Usos industriais; 4) Recarga de aquíferos; 5) Usos urbanos não potáveis como sistema de reuso de água para lava rápido; 6) Usos diversos, como aquicultura, construções, ...