Como reconhecer a nacionalidade brasileira?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 6 votos

Naturalização brasileira ordinária

  1. ter capacidade civil, segundo a lei brasileira;
  2. ter residência em território nacional, pelo prazo mínimo de 4 anos;
  3. comunicar-se em língua portuguesa, consideradas as condições do naturalizando; e.
  4. não possuir condenação penal ou estiver reabilitado, nos termos da lei.

- CERTIDÃO brasileira DE NASCIMENTO, se solteiro; - CERTIDÃO brasileira DE CASAMENTO, se casado, divorciado ou viúvo.

A nacionalidade originária é aquela tida como primária e atribuída desde o início, é involuntária e resulta seja do local do nascimento (critério jus soli), seja da nacionalidade dos pais (critério jus sanguinis). Já a nacionalidade derivada é aquela adquirida, voluntária, cujo resultado é a figura da naturalização.

b) Os seguintes documentos comprovam a nacionalidade brasileira, desde que contenham a cidade de nascimento: Certidão de nascimento brasileira.

O critério sanguíneo é aquele em que a pessoa herda a nacionalidade dos seus pais, ou seja, em regra, se uma pessoa for filha de brasileiros, ela será uma brasileira nata. Já no critério territorial, a pessoa herda a nacionalidade do seu local de nascimento, independentemente da nacionalidade dos seus pais.

A nacionalidade se refere ao país onde uma pessoa nasceu. É a nação de origem de uma determinada pessoa ou coisa. Por exemplo, uma pessoa nascida no Brasil possui a nacionalidade brasileira, enquanto quem nasce em Portugal possui nacionalidade portuguesa.

– fotografia; – certidão de nascimento e/ou casamento, observada a regra para documentos expedidos no exterior; – carteira de registro nacional migratório – CRNM – válida ou a antiga CIE que também deve estar válida.

Naturalização brasileira ordinária
ter capacidade civil, segundo a lei brasileira; ter residência em território nacional, pelo prazo mínimo de 4 anos; comunicar-se em língua portuguesa, consideradas as condições do naturalizando; e. não possuir condenação penal ou estiver reabilitado, nos termos da lei.

A principal diferença entre nacionalidade e naturalidade é que a nacionalidade geralmente indica o país do qual a pessoa é cidadã, tendo ela nascido ali ou obtido a cidadania por outros meios, enquanto a naturalidade refere-se ao local de nascimento, que pode ser país, estado ou cidade.

A naturalização passará a produzir efeitos após a publicação do ato de naturalização no Diário Oficial da União. Com isto, a pessoa brasileira naturalizada deverá devolver a sua Carteira Nacional de Registro Migratório à Polícia Federal, fazendo jus ao documento de identidade brasileiro (RG).

Há 30 anos a Constituição Federal garante cidadania aos brasileiros.

O que é nacionalidade adquirida
Diferentemente desta, que é obtida no momento do nascimento, sem que se leve em conta a vontade da pessoa, a nacionalidade adquirida se consegue por vontade própria. Está ligada à naturalização, ao desejo de uma pessoa não nascida naquele território de se tornar cidadã daquele país.

O serviço de obtenção de naturalização brasileira é totalmente gratuito ao cidadão, e para a maioria dos casos se resolve dentro do prazo de 180 dias, podendo ser prorrogado em casos específicos onde mais documentos são solicitados, por exemplo.